quinta-feira, 22 de dezembro de 2011
quarta-feira, 21 de dezembro de 2011
Feltrin quer a regularização dos Piquetes
O objetivo desta indicação é atender uma solicitação antiga e urgente da comunidade. A regularização dos Piquetes em São Borja é algo que se faz necessário e urgente, pois são inúmeros estabelecimentos funcionando regular, entretanto, deficientes quanto a documentação. “Os piquetes geram renda e emprego a diversas famílias, pois no Município existem hoje, um grande número destes, mas além disso, e o mais importante, cultuam e divulgam a tradição do Rio Grande, tão esquecida na atualidade, em uma autêntica manifestação de amor à história do nosso Estado”, destaca Feltrin.
Os Piquetes também são importante no Dia do Gaúcho, 20 de setembro,m pois levam a avenida principal de nossa cidade, o brilho, a história e a tradição do Rio Grande, perpetuando a nossa cultura.
Redação: Mirelli Lersch
segunda-feira, 12 de dezembro de 2011
Vereador Roque Feltrin oficializa pré-candidatura a prefeito
Feltrin destacou que tomou essa decisão depois de conversar com familiares, amigos, convencionados e demais companheiros de partido, optando por colocar o seu nome, sua história construída no Município e o seu trabalho na Câmara de Vereadores a disposição do partido. “Força, trabalho e dedicação não faltarão, pois tenho consciência daquilo que sou capaz e melhor quando caminhamos ao lado de pessoas que almejam e buscam os mesmos ideais de construção de um futuro melhor para todos”, conclui Roque.
Texto e Foto: Mirelli Lersch
Feltrin participa de reunião com moradores da Agrovila
Durante o encontro os produtores apresentaram sugestões de melhorias referentes as estradas e a disposição de uma retroescavadeira para realizar serviços de limpeza de bebedouros e construção de pequenos açudes para coleta de agua aos animais. Em relação a produção leiteira, foi firmado acordo com a empresa Bom Gosto para o recolhimento do leite, que será feita a cada dois dias. De acordo com os produtores o objetivo é aumentar a capacidade de produção e com isso melhorar a renda da pequena propriedade, facilitando para que a coleta da produção não seja interrompida em épocas de diminuição da produção.
Redação: Mirelli Lersch
Imagem: Luiz Costa
segunda-feira, 5 de dezembro de 2011
Encontro debate ações para o fortalecimento do comércio no Passo
Estiveram presentes o presidente da Acisb, Guaraci Pletsch; o gerente do Sicredi - unidade do Passo, Diego Garcia; representando a rádio comunitária Navegantes, Gilmar Laus; o vereador Roque Feltrin e a secretária da SMDERI, Sonia Franco.
De acordo com os comerciantes, são necessárias ações para mudança do atual cenário. Eles apresentaram sugestões de melhorias, dentre elas, o atendimento em horário diferenciado, divulgação constante na mídia, decoração em datas especiais, qualificação da mão de obra e campanhas que estimulem a população.
“A partir de agora, na medida em que os problemas foram detectados, precisamos agir em conjunto, executar ações que possibilitem o desenvolvimento, daí a importância de somarmos forças”, salientou a secretária Sonia. Para o gerente do Sicredi, há muito potencial no Passo, no entanto, é preciso mudar o hábito da população através de campanhas mais efetivas.
Em uma primeira etapa os comerciantes locais ficaram responsáveis por formalizar convite à Unipampa para que se integre à Acisb e à Prefeitura visando a criação de um slogan para promover o comércio local.
O vereador Roque Feltrin citou que já foram encaminhados os pedidos referentes às melhorias da infraestrutura, como: pintura de meio fio de calçadas, recuperação do asfalto e colocação de lixeiras.
No início de novembro representantes do Banrisul e da Prefeitura reuniram-se, pois o banco tem interesse de instalar uma segunda agência no município, possivelmente no bairro do Passo. Na ocasião foi entregue um estudo da Prefeitura composto por mapas, perfil e localização das empresas, viabilidade de produtos e serviços etc.
Uma ação em andamento para colaborar com o comércio no bairro é o Concurso Vitrine Mais Bonita – Espírito Natalino. Ao todo 10 empresas do Passo estão participando. O objetivo do concurso é potencializar as vendas no final de ano, época que registra o maior movimento no comércio.
Fonte: Decom PSB
Imagem: SMDERI / PSB
segunda-feira, 28 de novembro de 2011
Orçamento Municipal de 2012 Será apresentado na Câmara
A Lei Orçamentária visa concretizar os objetivos propostos no Plano Plurianual (PPA), seguindo as diretrizes estabelecidas pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Para o exercício fiscal do ano de 2012, a previsão de investimentos será na ordem R$ 142 milhões de reais, já incluídos os valores do financiamento do Pró-transporte. As secretarias com maior alocação de recursos são a Saúde, Educação e Infraestrutura.
Legislativo promove audiência pública para debater sobre câncer de mama
O vereador destaca que a detecção precoce do câncer é muito importante no tratamento e que, no caso do câncer de mama, sabe-se que 95% dos casos diagnosticados no início têm possibilidade de cura. “Por isso, precisamos alertar as mulheres quanto a necessidade de fazer anualmente o exame de mamografia”, enfatizou.
Feltrin explicou também que através da Frente Parlamentar Gaúcha será possível realizar atividades para incentivar e criar políticas públicas referentes à prevenção e a detecção prematura da doença. Entre as ações a serem discutidas na Câmara estão; a realização de palestras, informativos, folders e atividades que promovam a conscientização feminina sobre a importância de fazer o autoexame e comparecer regularmente ao mastologista para realização de exame clínico.
O parlamentar ressaltou a necessidade de mobilização e envolvimento da população na audiência pública e a relevância da presença da Frente Parlamentar Gaúcha de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer de Mama na cidade para discutir e buscar encaminhamentos de propostas adequadas à solução desse antigo problema da comunidade são-borjense. “No demais, essa será uma ótima oportunidade para buscarmos apoio e avançarmos na movimentação para aparelhar nosso município, com equipamentos modernos que auxiliarão na luta contra o câncer de mama”, concluiu.
segunda-feira, 14 de novembro de 2011
Vereadores participam de descentralização do Governo do RS
Com o Governador Tarso Genro, os vereadores Roque Feltrin e Celso Lopes, encaminharam pedido de solução sobre a falta de efetivo da Brigada Militar, permitindo a transferência de 21 militares lotados em outros batalhões e que manifestam o desejo de vir para São Borja. Também estavam presentes no encontro o vice-prefeito Jéferson Homrich e o vereador Jeovane Contreira, o presidente do Fórum dos COREDES, Hugo Chimenes, os deputados estaduais Cassiá Carpes e Frederico Antunes e vereadores de Itaqui e Manoel Viana.
terça-feira, 8 de novembro de 2011
Vereadores buscam recursos em Porto Alegre
Ainda na capital Celso Lopes e o vereador Roque Feltrin (PDT) participaram na terça-feira, 08/11, de reunião com o Secretario Geral do Governo Estadual, Estilac Xavier, para tratar de assuntos como o aeroporto, a RS 176, projeto da BR 472 e várias outras demandas de interesse para São Borja. O encontro foi proposto pelo Deputado Cassiá Carpes (PTB) e também contou com a presença das entidades de classe da cidade.
Redação: Assessoria CMVSB
sexta-feira, 4 de novembro de 2011
Vereador sugere audiência pública para debater sobre o câncer de mama
Entre as ações a serem discutidas, estão a realização de palestras, informativos, folders e atividades que promovam a conscientização da população sobre a relevância de fazer o autoexame, comparecer regularmente ao mastologista para realização de exame clínico e ainda, realizar na frequência recomendada, o exame de mamografia.
O vereador destaca que “a detecção precoce é muito importante no tratamento do câncer e que 95% dos casos diagnosticados no início têm possibilidade de cura. Por isso, precisamos insistir em alertar as mulheres quanto a necessidade de fazer anualmente o exame de mamografia”. Feltrin também ressalta que através da frente parlamentar será possível a realização de atividades para incentivar e criar políticas públicas referentes à prevenção e detecção prematura da doença.
“Por tudo isso, essa audiência pública será uma importante oportunidade para buscarmos apoio e avançarmos na mobilização para que possamos aparelhar o nosso município e buscar soluções para os problemas relacionados a esse tipo de câncer que mata milhares de mulheres em todo mundo”, concluiu.
Estátua de São Francisco de Borja poderá ser restaurada
Feltrin entende que há necessidade de restauração já que a estátua é a primeira imagem que o visitante tem ao chegar no Município, por estar no ponto de entrada da cidade, e sendo assim, deve ser conservada, além de que representa muito para a história de São Borja.
quinta-feira, 27 de outubro de 2011
Outubro Rosa foi tema de tribuna livre na Câmara de Vereadores
A Presidente da Liga, Venilde Facin, falou sobre o movimento mundial Outubro Rosa, ao qual o Legislativo também aderiu pela primeira vez em 2011, por sugestão do vereador Roque Feltrin. Venilde fez um breve histórico do Outubro Rosa no mundo e parabenizou Feltrin e a Câmara, pela iniciativa de participar desse movimento que visa alertar sobre a importância da prevenção ao câncer que mais mata mulheres em todo planeta, o câncer de mama. A presidente ainda abordou temas como a necessidade de um centro de referência em oncologia em São Borja, as acomodações precárias para os pacientes que se tratam em outras cidades, o trabalho realizado pela Liga, a falta de profissional de enfermagem para acompanhar os pacientes durantes as viagens para tratamento fora do município e a falta de uma sede própria para o funcionamento da liga de combate ao câncer.
Durante o seu pronunciamento ela também realizou uma prestação de contas da entidade e destacou que a instituição presta atendimentos psicológicos e de fisioterapia, além de auxílios financeiros aos pacientes carentes como; alimentação, vestuário, fraldas, medicamentos, consultas, passagens de ônibus, cestas básicas, exames, etc. Venilde enfatizou ainda que a liga feminina mantem um banco de perucas, lenços e chapéus que são distribuídos as pacientes e que a entidade também presta serviço humanitário as pessoas atingidas pela doença.
Após a explanação da presidente da Liga, os vereadores fizeram algumas observações e destacaram que irão auxiliar na doação de um terreno para a construção de uma casa para abrigar a instituição, mas que enquanto isso, o poder público cederá um espaço no posto de saúde do centro para o funcionamento dos trabalhos da entidade e que muito em breve, haverá uma enfermeira acompanhando os pacientes durante as viagens. Os parlamentares também enfatizaram que a Câmara é parceira na busca pelo hospital de referência em oncologia e parabenizaram o trabalho da liga.
Antes de encerrar a conversa, a presidente ressaltou que é a primeira participação da liga na tribuna livre da Câmara e explicou que cerca de 90% dos pacientes com câncer do município são encaminhados a outros centros oncológicos e que há muita necessidade na aquisição de um novo mamógrafo para o hospital Infantil, já que a máquina que atualmente é disponibilizada pelo hospital não está suprindo as necessidades dos pacientes e que os exames realizados pelo mamógrafo de São Borja não são aceitos nas demais cidades do Estado. Venilde concluiu falando sobre o alto índice de câncer de mama e a preocupação com a prevenção e a saúde no município, além da importância da sociedade e da administração pública na ajuda ao trabalho da instituição.
O Presidente da Câmara de Vereadores, Celso Lopes, fez questão de enfatizar que o Legislativo repassará no final do ano, mais de 1 milhão de reais para a Prefeitura Municipal, para que esse recurso seja investido em saúde e irá propor ao Executivo que uma parte desse valor seja destinado a Liga Feminina de Combate ao Câncer.
Redação: Assessoria CMVSB
Imagem: Assessoria CMVSB
sexta-feira, 21 de outubro de 2011
Coordenador da UERGS anuncia novo curso para São Borja
O principal anuncio feito pelo coordenador da UERGS foi a implantação de um novo curso em São Borja, o curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, com duração de 5,5 anos. Mairesse enfatizou que esse curso é inovador e muito importante, já que há em São Borja carência em cursos na área de engenharia. Outra informação relevante trazida por ele, diz respeito a possibilidade de futuramente serem realizadas parcerias com universidades argentinas para cursos de mestrado e doutorado.
Entre os cursos possíveis de serem implantados na cidade, o coordenador citou o Tecnólogo em Agroindústria. Ele destacou a importância da existência de várias universidades no município e ressaltou que as instituições de ensino locais devem ser parceiras, trabalhar de forma integrada, e que a UERGS não tem a intenção de fazer sombreamento ou concorrência a nenhuma das outras universidades de São Borja.
Após a sua explanação, Mairesse respondeu aos questionamentos dos vereadores e afirmou que a instituição tem hoje mais de 50 alunos e que, possivelmente, já formou mais de 100 profissionais na cidade, capacitados para trabalhar na administração e no desenvolvimento rural. Também foram elencadas pelo coordenador as dificuldades de acessibilidade, moradia e a busca por um local para a sede da UERGS.
Feltrin agradeceu a presença do professor Mairesse na Câmara e disse estar muito feliz com o crescimento da UERGS. “Foram muito importantes as informações passadas pelo professor. Nós sempre fomos parceiros e apoiadores das atividades da instituição. A UERGS é muito importante para o nosso município e nós ficamos na torcida para que ela cresça e se desenvolva, proporcionando crescimento para a nossa cidade”, disse.
Redação: Assessoria CMVSB
quarta-feira, 19 de outubro de 2011
Feltrin quer incentivo a funcionalismo público municipal
Para o Vereador Feltrin “as ideias inovadoras devem ser reconhecidas, valorizando o seu autor (ou autores), com o oferecimento de bônus, premiação ou outro reconhecimento que encante o servidor a participar de um grande processo de inovação, modernizando o serviço público como um todo”. Há vários exemplos de sucesso na iniciativa privada essa prática é usada com sucesso, sendo assim, seria uma excelente iniciativa para o serviço público.
Redação: Mirelli Lersch
quarta-feira, 5 de outubro de 2011
Câmara de São Borja adere ao movimento mundial “Outubro Rosa”
A proposta de adesão ao Outubro Rosa foi apresentada pelo vereador Roque Feltrin (PDT) e aceita por todos os demais parlamentares do Legislativo. Para Feltrin é importante que o poder público participe de movimentações como esta que visam demostrar a importância da luta contra o câncer que mais mata mulheres em todo o mundo, o câncer de mama.
Saiba mais sobre o que é o Outubro Rosa:
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc. (www.pink-october.org).
A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.
A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.
Fonte: www.outubrorosa.org.br
Redação: Assessoria CMVSB
Vereador Feltrin participa de Encontro do ODM
Entre outras questões tratadas, o assunto destaque do evento foi a municipalização do ODM, para realizar a captação de recursos para Programas voltados para a população em vulnerabilidade social. Para Feltrin “esta iniciativa é muito importante e vai viabilizar a realização de muitos projetos e ações com aquelas pessoas que tem vulnerabilidade social, pois estão nos municípios os agentes transformadores da sociedade”.
Redação: Mirelli Lersch
quarta-feira, 28 de setembro de 2011
A São Borja que queremos!
Convidado, por um acadêmico da Unipampa, a me manifestar sobre o programa da Rádio Gaúcha – Debates pelo Rio Grande – realizado no último dia 27 em São Borja, não poderia deixar de expressar minha percepção sobre o mesmo.
Tivemos um plenário lotado para participar de uma discussão instigante e boa, no qual se apontou as deficiências e alguns caminhos a percorrer para que nosso setor primário tenha valor agregado. Eis as pistas: irrigação, energias alternativas a partir do arroz e da cana de açúcar, industrialização da pecuária, desenvolver a cultura empreendedora incutindo uma mudança cultural na população e, por fim, estabelecer um pacto que transcenda e seja maior que as discussões e interesses meramente eleitoral.
Creio, poderíamos ter avançado. Quando falamos em desenvolvimento regional, temos de lembrar que numa região há um conjunto de fatores que a levam ao crescimento ou ao fracasso. Um setor pode estar a frente e alavancar o desenvolvimento dos demais. E assim é nossa terra e nossa região: uma composição de diferentes forças empreendedoras, nos mais diferentes setores.
Nesse sentido, poderíamos ter avançado na discussão de outras questões: temos vocação para o turismo? Deveríamos ter debatido os caminhos a percorrer. A prestação de serviços, setor por excelência no qual é possível despertar pequenos empreendedores com pouco investimento, é possível? O que fazer com os 100 mil caminhões que cruzam nossa fronteira todo o ano para que aqui gerem emprego, renda e mais desenvolvimento? A Usina hidrelétrica de Garabi, ali em Garruchos, antigo distrito de São Borja, que vai investir U$ 8 bilhões, gerar mais de 8 mil empregos, como fazer para que toda a Fronteira possa se beneficiar do desenvolvimento que ela vai ofertar? Quais os caminhos a percorrer para que Garruchos se utilize do nosso comércio, dos nossos serviços, da nossa mão de obra, da nossa infraestrutura logística, do nosso sistema hospitalar e educacional e outros?
E por falar em infraestrutura logística, o arregimentar forças para a recuperação do nosso aeroporto, as ligações asfálticas entre São Borja e Porto Xavier, passando por Garruchos e pela rodovia entre São Borja a Manoel Viana, a reativação da linha férrea São Borja a Santiago, vias que percorrem os caminhos do desenvolvimento e fazem a integração de nossa região são fundamentais e necessárias.
Com o debate fortalecemos nossas convicções, a São Borja que queremos está a caminho, passa pela valorização da educação em todos os níveis e a uma profunda mudança cultural, despertando, desde a juventude, o gosto pelo empreendedorismo, mola propulsora do desenvolvimento.
Organizar as forças ao aprofundamento das discussões, fugindo às rédeas partidárias, me parece o caminho mais lógico. E isso foi proposto com o nome de “governança”. Reconhecer as diferenças e buscar a unidade naquilo nos é comum é um bom encurtar caminho ao ingresso nestes novos tempos que o mundo globalizado nos exige. Só assim teremos a São Borja que queremos.
(*) Vereador
terça-feira, 27 de setembro de 2011
Cemitério de São Miguel terá área ampliada
A permissão de ampliação foi intermediada pelo Vereador Feltrin, a pedido da comunidade de São Miguel. De acordo com os moradores o atual espaço já estava pequeno, e por consequência algumas pessoas tiveram que ser sepultadas no Município.
Redação: Mirelli Lersch
segunda-feira, 26 de setembro de 2011
Vereadores plantam árvores em comemoração
“Nossos atos muitas vezes servem de exemplo para a comunidade e ao invés de estarmos debatendo o assunto em plenário resolvemos colocar a mão na terra”, declarou Celso Lopes, Presidente da Câmara.
Compareceram ao Parque Tricentenário o Presidente da Câmara, vereador Celso Lopes e os vereadores Farelo Almeida, Jeovane Contreira, João Carlos Reolon, Roque Feltrin e Valério Cassafuz.
Redação: Assessoria CMVSB
Imagem: Assessoria CMVSB
quinta-feira, 22 de setembro de 2011
Vereador Feltrin comunica ao HIG verba disponível no Orçamento do RS
O Vereador Feltrin, acredita que o recurso vem em boa hora, pois "viabilizará ao hospital modernizar seus equipamentos ou adquirir novos aparelhos dos quais ainda não dispõe. Isso tudo contribui para a melhora da oferta dos serviços de saúde em nosso município. Com o projeto, estaremos acompanhando a tramitação do mesmo junto a Secretaria Estadual da Saúde", conclui o vereador.
Redação: Mirelli Lersch
Imagem: Luiz Costa
quarta-feira, 21 de setembro de 2011
Estão abertas as inscrições para o Concurso Público da CMVSB
O edital pode ser visualizado aqui.
quarta-feira, 14 de setembro de 2011
Vereador Feltrin participa de reunião da Federasul
O Vereador Feltrin foi convidado à reunião para apresentar as razões, vantagens e benefícios do asfaltamento da BR 472, trecho compreendido entre São Borja e Porto Xavier. De acordo com Feltrin “com a previsão da construção da usina de Garabi, no município de Garruchos, será imperiosa a complementação da mesma com o asfaltamento do referido trecho. Essa obra é condição para o efetivo desenvolvimento regional, a organização e mobilização daqueles que estão diretamente envolvidos buscando a transformação de nossa terra e de nossa gente. Entendemos ser obra indispensável ao desenvolvimento de toda a Fronteira e Missões do Rio Grande do Sul”.
Redação: Mirelli Lersch
Fotos: Marcos Santiago/PM Porto Xavier
sexta-feira, 9 de setembro de 2011
Vereador Feltrin quer mais recursos para a manutenção de ruas na cidade
De acordo com Feltrin, “com a recuperação desses trechos teríamos o desafogamento das principais rua centrais do Município, o que hoje não ocorre pela precariedade da pista. Nos outros trechos teríamos recuperado o principal acesso ao município pelo bairro da Pirahy e também a um dos principais pontos de visitação que é o cemitério municipal onde estão os túmulos das principais personalidades políticas de São Borja”.
Redação: Mirelli Lersch
terça-feira, 6 de setembro de 2011
Ministro defende ampliação da Ficha Limpa
sexta-feira, 2 de setembro de 2011
Liberado financiamento de imóveis em ruas não pavimentadas
A norma passa a valer em empreendimentos com até 12 unidades. Para demais casos continuará exigência de ruas pavimentadas. Em São Borja, quando da publicação das regras proibindo o financiamento, o vereador Roque Feltrin, levou o assunto à Câmara encaminhando solicitação à direção da Caixa Federal e deputados e senadores do Estado, cuja iniciativa teve o apoio dos demais vereadores. Com a nova redação da Portaria 363 ,os interessados já poderão encaminhar seus pedidos de financiamento em ruas sem pavimentação.
terça-feira, 30 de agosto de 2011
Reunião com representantes de vários Municípios discute asfaltamento da BR 472
A reunião foi organizada pelo Vereador Roque Feltrin, do PDT, e pelo Deputado Cassiá Carpes, da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa do RS, e teve presença dos Prefeitos e vereadores dos municípios de São Borja, Pirapó, Porto Xavier, Roque Gonzales, Garruchos, Itaqui, XVI de Novembro e São Nicolau e Santo Antônio das Missões, além de representantes de entidades representativas de São Borja e outros municípios.
A reunião teve como objetivo ouvir os Prefeitos e Vereadores e demais lideranças a fim de estabelecer estratégias de ação sobre esta importante obra para a região. O Prefeito de Garruchos, João Carlos Scotto, salientou que “o Município de Garruchos, ainda não tem acesso asfáltico, se beneficiaria e muito com a obra”. Ficou estabelecido que a discussão prosseguirá devendo ser buscado o apoio das associações regionais dos municípios para posterior encaminhamento aos organismos federais, a fim de que referida obra seja incluída como acessória e indispensável à construção e desenvolvimento da usina de Garabi. Para o vice-prefeito Jeferson Olea, “esta obra vai possibilitar alavancar o desenvolvimento da região, beneficiando 70 municípios da Fronteira Oeste, Missões, Grande Santa Rosa e Alto Uruguai, dando a todos acesso à futura usina de Garabi”
Redação: Mirelli Lersch
Imagem: Assessoria CMVSB
quarta-feira, 24 de agosto de 2011
Prefeitos da Fronteira Oeste e das Missões são convidados a participar de reunião que debaterá BR 472
Em São Borja, o vereador Roque Feltrin (PDT), está a frente dos debates para o asfaltamento da BR entre São Borja e Garruchos. Segundo o vereador, o trecho de chão batido, dificulta o transporte da safra agrícola municipal e da região, dependendo do destino da carga. O parlamentar destacou que considera indispensável o asfaltamento dessa parte da rodovia para que o município possa também usufruir dos benefícios que serão trazidos pela Hidrelétrica de Garabi.
“O asfaltamento da BR 472 representa o encurtamento de distâncias, além de se tratar de uma obra estratégica de Infraestrutura para os municípios da Fronteira Oeste e das Missões. A realização dessa obra irá concretizar uma rodovia de integração regional, uma rota turística importante e uma alternativa de desenvolvimento para o estado e a região”, concluiu Feltrin.
Redação: Assessoria CMVSB
quarta-feira, 17 de agosto de 2011
Vereador Roque Feltrin vistoria obras no Município
O vereador Feltrin e o Secretário Leo estiveram percorrendo o trecho em manutenção na Rua Olinto Aramy Silva. Para Feltrin “estas obras beneficiam tanto os condutores quanto os pedestres, sendo de extrema importância para a conservação das ruas de nosso Município”.
Redação: Mirelli Lersch
Imagens: Eduardo Rocha
sexta-feira, 12 de agosto de 2011
Vereador Feltrin apresenta relatório do seu trabalho ao PDT
Na oportunidade presenciaram, além da executiva do partido, membros do diretório os quais tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais do trabalho do vereador, cuja apresentação repercutiu entre os presentes, constituindo-se em algo inédito o que deverá ser seguido pelos demais vereadores.
Redação: Mirelli Lersch
Imagens: Mirelli Lersch
sexta-feira, 5 de agosto de 2011
Vereador Feltrin se reúne com Secretário de Segurança Pública e Moto-Taxistas
O questionamento dos moto-taxistas era quanto a forma de seleção dos que receberão o alvará para exercer a atividade no Município e referente aos custos e local do curso de aperfeiçoamento e a busca de auxílio para diminuir o valor do curso.
Por sugestão do Vereador Feltrin, foi elaborado documento para assinatura dos moto-taxistas, que será entregue ao Prefeito Municipal solicitando que a comprovação de conclusão do curso de aperfeiçoamento seja exigida somente no momento da expedição do alvará autorizativo da profissão.
Redação: Mirelli Lersch
Imagens: Assessoria da CMVSB
quinta-feira, 4 de agosto de 2011
Vereador Feltrin quer que São Borja seja incluída no monitoramento do CEMADEM
Redação: Mirelli Lersch
Dida é homenageado pela Câmara de Vereadores
Feltrin destaca que Dida, como é carinhosamente conhecido, tem a história de São Borja registrada em fotografias, pois o fotógrafo fez uma recuperação histórica de São Borja, através de fotos, tendo hoje em seu acervo fotográfico, imagens que remontam os primórdios da cidade. Dida tem mostrado seu trabalho através da coluna “Cidade no Jornal”, do jornal Folha de São Borja, além de expor o seu trabalho em várias mostras gratuitas.
Durante a cerimônia, na presença de amigos e familiares, Dida agradeceu ao Legislativo pela homenagem e dedicou-a a sua mãe, Norberta Messa. Na solenidade, os vereadores tiveram a oportunidade de manifestar a admiração e o respeito pelo importante trabalho realizado pelo fotógrafo.
“Ao longo dos últimos 30 anos, Dida vem realizando um trabalho exemplar. Através de sua câmera estão eternizadas milhares de fotografias que relatam o cotidiano da vida em nosso município, a história de nossa terra, os grandes acontecimentos, a evolução e o progresso, momentos alegres, bem como outros instantes nem tão felizes, mas que estão registrados como alertas para que possamos observar e corrigir o nosso rumo. Por essas razões é que entendemos ser justa essa homenagem a esse mágico da fotografia que eterniza o hoje para gerações futuras”, concluiu Feltrin.
Redação: Assessoria CMVSB
Imagens: Mirelli Lersch
quarta-feira, 3 de agosto de 2011
Subcomissão de saúde da Câmara se reúne com representantes do Hospital Ivan Goulart
A finalidade da reunião, proposta pelo presidente da subcomissão, vereador Jeovane Contreira, era de ouvir os representantes do hospital e da Secretaria de Saúde, porém em virtude de laudo médico do Secretário de Saúde Jeferson Homrich só foi possível ouvir os representantes do Hospital Ivan Goulart. Na oportunidade, os vereadores expressaram suas preocupações quanto ao rumo que a saúde vêm tomando em São Borja e também quanto ao tom das discussões entre o hospital e a Prefeitura Municipal. O ponto principal de debate na reunião foi a possibilidade de descredenciamento da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e do pronto socorro do hospital, do Sistema Único de Saúde (SUS).
Sobre alguns comentários que haviam surgido na cidade, o provedor do hospital, Sérgio Seitenfus, deixou claro que não há política partidária dentro da instituição e que a exposição dos problemas do hospital nos meios de comunicação, foi uma determinação da diretoria da instituição e não é ataque a nenhum político ou pessoa pública, ou seja, não tem qualquer conotação de caráter particular ou de política partidária, e que é sim, uma necessidade do hospital de mostrar à comunidade a difícil situação financeira pela qual está passando. Seitenfus também explicou que com o fechamento do hospital São Francisco em 2004, houve uma incorporação dos serviços e também da dívida do instinto estabelecimento de saúde, ao Hospital Infantil, o que agravou a crise financeira da instituição.
Os representantes do hospital esclareceram que a instituição possui atualmente uma dívida de 15 milhões, sendo que apenas com a UTI são 112 mil reais mensais de prejuízo e com o pronto atendimento mais 48 mil, o que acumula um deficit de 160 mil reais mensais. Para minimizar os problemas, uma das medidas propostas pelo hospital é de que o Poder Executivo pague um valor maior pelos atendimentos realizados no pronto socorro. Hoje, o hospital atende aproximadamente 5430 pessoas no pronto atendimento e a Prefeitura paga 21 reais por cada paciente atendido; o hospital propõe um reajuste nesse valor e que o Executivo passe a pagar 32 reais pelos atendimentos. Foi relatado pelos dirigentes do hospital que se não houver o auxílio do poder público municipal, em 15 dias, poderá haver o fechamento da UTI, pois segundo eles, não há mais como prolongar o problema, já que a dívida não pode mais ser suportada pelo Hospital.
Durante a reunião, tanto o hospital quanto o Poder Legislativo concordaram que o descredenciamento da UTI do SUS acarretaria danos muito graves a população de São Borja e colocaria a vida de milhares de pessoas que dependem do SUS em risco, levando em consideração que a UTI mais próxima de São Borja fica a 120km de distância, ou seja, muito longe para pacientes que correm risco de vida e necessitam do atendimento com urgência.
No encontro, também foram debatidas a cobrança de estacionamento no hospital e a resolutividade dos PSF's, sendo que foi definido que a direção do Ivan Goulart oficializará uma proposta para administrar os PSF's e fará uma nova proposta de valores de todos os seus serviços, contando com o apoio dos vereadores e da Prefeitura, pois somente desta forma poderá amenizar os seus prejuízos e continuar a atender a população de São Borja e região. A sub-comissão de saúde da câmara pretende na quarta-feira reunir-se como secretário da saúde, Jeferson Homrich e saber dele qual a possibilidade no atendimento das reivindicações da administração da fundação Ivan Goulart. Também ficou acertado que na próxima quinta-feira, 04/08, será realizada uma nova reunião na Câmara de Vereadores entre o Executivo, o Legislativo e o hospital para finalmente anunciar uma decisão que possa ou não impedir o descredenciamento do atendimento pelo SUS e o fechamento da UTI.
O vereador Jeovane Contreira destacou que o Legislativo intermediará as negociações entre o Executivo e o Hospital, a fim de que se chegue em uma proposta que beneficie ambas as partes e principalmente a população são-borjense.
Redação: Assessoria CMVSB
Imagem: Assessoria CMVSB
segunda-feira, 1 de agosto de 2011
Fotógrafo colunista da Folha de São Borja será homenageado pela Câmara de Vereadores
Feltrin destaca que Dida, como é carinhosamente conhecido, tem a história de São Borja registrada em fotografias, pois o fotógrafo fez uma recuperação histórica de São Borja, através de fotos, tendo hoje em seu acervo fotográfico, imagens que remontam os primórdios da cidade. Dida tem mostrado seu trabalho através da coluna “Cidade no Jornal”, do jornal Folha de São Borja, além de expor o seu trabalho em várias mostras gratuitas.
“Ao longo dos últimos 30 anos, Dida vem realizando um trabalho exemplar. Através de sua câmera estão eternizadas milhares de fotografias que relatam o cotidiano da vida em nosso município, a história de nossa terra, os grandes acontecimentos, a evolução e o progresso, momentos alegres, bem como outros instantes nem tão felizes, mas que estão registrados como alertas para que possamos observar e corrigir o nosso rumo. Por essas razões é que entendemos ser justa essa homenagem a esse mágico da fotografia que eterniza o hoje para gerações futuras”, concluiu Feltrin.
Redação: Assessoria CMVSB
sexta-feira, 29 de julho de 2011
Vereador Feltrin quer que unidades e estabelecimentos de saúde exponham atividades mensais
No relatório deverá constar a quantidade de atendimentos e procedimentos realizados no mês e a previsão para a o mês seguinte. O Projeto de Lei tem por objetivo tornar públicos os atendimentos na área de saúde do Município, além de qualificar a prestação do serviço.
O vereador esclarece que o projeto visa auxiliar na melhora do atendimento de saúde da população, pois ao expor de forma clara e objetiva a produtividade de cada unidade e estabelecimento de saúde, permitirá que o município possa redimensionar os serviços de forma mais adequada, destinado mais recursos aos locais com maior demanda.
De acordo com o Vereador Feltrin “é preciso que o usuário saiba de forma clara as razões, muitas vezes, alegadas para a demora no atendimento. Com a transparência no serviço de saúde do Município a população terá uma justificativa para os atendimentos às vezes deixados de serem realizados e que até agora não são explicados”.
terça-feira, 26 de julho de 2011
Vereador Roque Feltrin visita Garruchos
O vereador roque Feltrin esteve na ultima terça-feira acompanhando o vice prefeito e secretário da Saúde, Jefferson Homrich a Garruchos.
O objetivo da visita do Vereador Feltrin ao Município foi para tratar sobre a luta pela conclusão da pavimentação da BR 472, trecho entre São Borja a Porto Xavier. Na ocasião foi feito o convite para que o Prefeito João Carlos Scotto participe da reunião para dar prosseguimento as discussões sobre a BR 472, que será no dia 26 de agosto, as 14hs em São Borja.
Redação: Mirelli Lersch
Imagem: SMS/PSB
quarta-feira, 20 de julho de 2011
Audiência Pública na Câmara de Vereadores debateu BR 472
A audiência destacou que o asfaltamento da BR 472 representa o desenvolvimento para a região, por ser uma obra estratégica de Infraestrutura para os municípios da Fronteira-Oeste e das Missões que ainda é de terra. Além disso a obra irá encurtar o trajeto entre São Borja e Garruchos, podendo os municípios serem beneficiados com o desenvolvimento da futura Usina de Garabi.
Para vereador Feltrin, “sem o asfaltamento o Município só arcará com as despesas da futura Hidrelétrica, ficando difícil usufruir do desenvolvimento econômico e social de Garabi. É oportunidade única a inclusão do trecho da BR 472 nas negociações que abrangem a Hidrelétrica de Garabi como forma de materializar a ligação da região".
Também estiveram presente na audiência o Deputado Federal, Luis Carlos Heinze (PP), Prefeito Municipal, Mariovane Weis, O Vice-Prefeito Jefferson Homrich, o supervisor do DNIT da unidade Uruguaiana/RS, Eng.º Carlos Alberto Garcia Viera, o presidente da ACISB, Orlando Pletch, e vários secretários municipais, e representantes de cidades como Santo Antônio das Missões e Porto Xavier.
Redação: Mirelli Lersch
quarta-feira, 13 de julho de 2011
Vereador Roque Feltrin pede melhorias para ruas da cidade
Feltrin também encaminhou uma indicação para que seja realizado pela Prefeitura ações emergenciais a fim de solucionar questões relacionadas ao esgotamento na rua Saldanha Marinho, entre as ruas Floriano Peixoto e Patrício Petti Jean.
“Essas solicitações foram feitas ao Executivo com o intuito de atender as reivindicações da comunidade. Acreditamos que pequenas ações como essas, podem melhorar a qualidade de vida da população e contribuir para a melhoria da nossa cidade”, ressaltou Feltrin.
Redação: Assessoria CMVSB
quinta-feira, 7 de julho de 2011
Vereador Feltrin quer UPA 24hs no Bairro do Passo
O vereador Feltrin destaca também que “um serviço médico durante 24hs, servirá para que os moradores da região, muitas vezes sem condições de transporte, não tenham que se descolar até o centro para ter atendimento no hospital. Desta forma, a UPA 24 horas contribuirá para que toda a rede de saúde funcione melhor”.
Redação: Mirelli Lersch
Imagem: Assessoria CMVSB
quarta-feira, 29 de junho de 2011
Vereador Roque Feltrin se reúne com representante do DNIT
Audiência Pública
No dia 15 de julho, as 16 horas, será realizada, na Câmara de Vereadores de São Borja, Audiência Pública com a finalidade de discutir os constantes problemas apresentados pela BR 472. A audiência foi requerida pelo Deputado Cassiá Carpes, através da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa. Por requerimento do vereador Feltrin foi incluído na pauta de discussão o trecho da BR 472 entre São Borja e Garruchos.
Redação: Mirelli Lersch
Imagem: Eduardo Rocha
terça-feira, 21 de junho de 2011
Indicados para Agência Reguladora Municipal são ouvidos na Câmara
Seguindo o artigo 10º, parágrafo 3º, da lei 4.396 que determina a necessidade da sabatinamento, o Presidente da Câmara, Celso Lopes (PDT), juntamente com os vereadores Jeovane Contreira (PPS), Roque Feltrin (PDT), Valério Cassafuz (PDT) e Farelo Almeida (PDT), fizeram questionamentos ao indicados sobre as funções e procedimentos da Agência Municipal Reguladora.
A Agência Municipal Reguladora de Serviços Delegados terá a função de fiscalizar as concessões de prestação de serviços, como transporte, limpeza urbana e outros que são autorizados pelo Poder Executivo.
Foram indicados para compor a agência; Josemim de Lima Guerreiro, Flávio Antônio Genro Lamana, Júlio César Valduga, Manoel Antônio Pereira e Tânia Deise Massaia.
O sabatinamento é um requisito da lei 4.396 de 8 de junho de 2011, de autoria do Vereador Roque Feltrin, tendo como objetivo o questionamento da experiência e qualidade daqueles que se propuseram a integrar a AGESB. É importante destacar que a iniciativa é pioneira na Câmara de Vereadores de São Borja.
Redação: Assessoria CMVSB
Imagem: Assessoria CMVSB
quarta-feira, 15 de junho de 2011
Vereador Roque Feltrin palestra sobre sustentabilidade na localidade de Timbaúva
Em comemoração a semana do Meio Ambiente na Escola Estadual de Ensino Médio de Timbaúva, o vereador Roque Feltrin, do PDT, ministrou uma palestra, nesta sexta-feira, 10.
Tendo como tema principal a sustentabilidade, a palestra mostrou a comunidade escolar algumas maneiras de preservar os recursos naturais existentes no nosso Planeta e formas de não poluir o Meio Ambiente. O Vereador Feltrin falou também sobre a separação e coleta de lixo.
A palestra serviu para orientar a comunidade escolar sobre a preservação, e também para tirar algumas dúvidas existentes sobre um tema que é muito importante.
Redação: Mirelli Lersch
quinta-feira, 9 de junho de 2011
Feltrin acompanha investimentos no Município
No início do seu mandato, em 2009, o Vereador solicitou que o valor correspondente ao seu salário fosse destinado a auxiliar na informatização dos ESF – Estratégia da Saúde da Família. Na semana passada foi lançado o programa “Saúde on line”, onde será permitido, controlar o estoque de remédios e integração junto aos órgãos da esfera estadual e federal, tais como tele-saúde como Estado e Farmácia Popular.
Já em 2010, o Vereador solicitou que os valores correspondentes ao vencimento fosse destinada para auxiliar na contratação de Técnicos Agrícolas que trabalham com Agricultura Familiar e nas propriedades próximas.
Para 2011, o Vereador pretende que o auxílio seja utilizado para a solução dos constantes problemas de alagamento na Vila São João Batista.
Redação: Mirelli Lersch
Imagem: Assessoria CMVSB
terça-feira, 7 de junho de 2011
Professora Silvana Mendes recebe Prêmio 'Ecologia e Ambientalismo' da Câmara de Vereadores
O prêmio é entregue anualmente a pessoas ou entidades não governamentais são-borjenses que tenham se destacado em ações a favor da natureza, do meio ambiente e dos interesses ecológicos. Durante a solenidade a invernada mirim Herdeiros de João Manoel, fez uma apresentação de dança e o Piá Farroupilha Loran Bulling Mendes, filho da homenageada, declamou uma poesia.
Este ano, a agraciada com a premiação foi Silvana Bulling Mendes. Silvana é professora da Escola Arneldo Matter e integrante do Piquete João Manoel, e ao longo de sua carreira como educadora foram inúmeros os trabalhos realizados por ela em prol do meio ambiente, atingindo crianças e jovens, assim como, suas famílias.
Em seu discurso a professora agradeceu a Câmara de Vereadores e o Vereador Feltrin pelo prêmio, falou sobre os projetos desenvolvidos por ela e sobre a importância de sensibilizar para a preservação do meio ambiente.
Feltrin destacou que o reconhecimento da professora Silvana pelos relevantes serviços prestados para conscientização ambiental servirá como modelo e exemplo para muitos outros, afim de que cada vez mais seja disseminada a cultura preservacionista na sociedade.
“Silvana tem sido referência no desenvolvimento e na formação do comprometimento socioambiental. Seus trabalhos atingem tanto o âmbito da escola Arneldo Matter quanto outras instituições em que atua, como o Piquete João Manoel. A entrega do prêmio a ela, é a valorização do trabalho silencioso que toma forma e cuja atuação é digna de ser mostrada a sociedade”, destacou o vereador.
Redação: Assessoria CMVSB
Imagem: Assessoria CMVSB
Vereador Roque Feltrin se destaca por sua atuação parlamentar
“A Ficha Limpa é uma lei que visa moralizar o serviço público e proteger a probidade administrativa. A partir dessa lei, o candidato ao cargo público de CC deverá entregar a comprovação onde não conste qualquer tipo de crime civil ou criminal. A 'Ficha limpa' impõe também aos ocupantes de qualquer cargo em comissão em atividade a apresentar, anualmente uma declaração por escrito, onde garanta a conduta ilibada do servidor”, explica o vereador.
A lei municipal 4.079/09 que estabelece direitos às pessoas portadoras de obesidade, também é de autoria do parlamentar e caracteriza-se por ser uma das únicas leis, em contexto municipal, em todo país, que se preocupa com o bem estar e a igualdade de direitos de pessoas obesas. Feltrin esclarece que essa lei obriga estabelecimentos comerciais e de entretenimento, bancos, casas lotéricas e ônibus de transporte coletivo a promover adaptações para melhor atender as pessoas que sofrem com essa doença crônica, como por exemplo, instalação de portas maiores, de assentos com largura maior e mais resistentes e a eliminação de obstáculos que dificultem o acesso dessas pessoas aos locais.
Outra lei criada por Feltrin determina que a partir de agosto de 2012 os estabelecimentos comerciais da cidade passem a utilizar embalagens biodegradáveis ou retornáveis para transporte de produtos e mercadorias. Além disso, o programa municipal para coleta e distribuição de medicamentos não utilizados também virou lei em São Borja a partir de um projeto de autoria do vereador.
“Muitas vezes um paciente, por algum motivo, deixa de utilizar um medicamento que já havia adquirido e com isso, muitas vezes o remédio acaba sendo jogado no lixo. Por outro lado, muitas pessoas podem estar precisando desse mesmo remédio e não tendo condições financeiras de comprar, então, esse programa visa coletar os medicamentos de quem já não vai utilizá-los e distribuir a quem precisa deles, tudo isso é claro, feito com segurança, a partir de uma seleção cuidadosa que verifica o estado de conservação, a validade e se esses medicamentos contém bula, e também de um cadastro minucioso, feitos pela Secretaria de Saúde”, destaca o parlamentar.
A maioria dessas leis foi sancionada no primeiro ano de mandato do vereador e no decorrer de sua legislatura, muitas outras leis, também já foram ou ainda serão sancionadas pelo Prefeito Municipal. Fora isso, diversos projetos do vereador tem grandes chances de virarem novas leis. “Procuramos sempre elaborar projetos que vão de encontro aos interesses da população e desenvolver um bom trabalho nesses quatro anos como vereador”, conclui Feltrin.
Redação: Assessoria CMVSB
Imagem: Assessoria CMVSB
quinta-feira, 2 de junho de 2011
Prêmio 'Ecologia e Ambientalismo' será entregue pela Câmara de Vereadores
O prêmio é entregue anualmente a pessoas ou entidades não governamentais são-borjenses que tenham se destacado em ações a favor da natureza, do meio ambiente e dos interesses ecológicos.
Este ano, a agraciada com a premiação será Silvana Bulling Mendes. Silvana é professora e ao longo de sua carreira como educadora foram inúmeros os trabalhos realizados por ela em prol do meio ambiente, atingindo crianças e jovens, assim como, suas famílias.
Feltrin destaca que o reconhecimento da professora Silvana pelos relevantes serviços prestados para conscientização ambiental servirá como modelo e exemplo para muitos outros, afim de que cada vez mais seja disseminada a cultura preservacionista.
“Silvana tem sido referência no desenvolvimento e na formação do comprometimento socioambiental. Seus trabalhos atingem tanto o âmbito da escola Arneldo Matter quanto outras instituições em que atua, como o Piquete João Manoel. A entrega do prêmio a ela, é a valorização do trabalho silencioso que toma forma e cuja atuação é digna de ser mostrada a sociedade”, destacou o vereador.
Redação: Assessoria CMVSB
Ficha Limpa agora é lei em São Borja
A partir de agora toda a nomeação de servidor no regime cargo em comissão, os CC's, deverá ser analisada anteriormente, a fim de proteger a probidade e a moralidade administrativa. A pessoa que for indicada a qualquer cargo deverá entregar comprovação onde não conste qualquer tipo de crime. A lei é extensiva aos cargos de secretário municipal, coordenador, diretor, assessor ou qualquer outro cargo CC, tanto na Câmara de Vereadores, quanto na Prefeitura.
Para o Vereador Feltrin “é um marco na história da Política, já que é a primeira cidade do Estado a aprova-la. Com certeza esta lei vem para beneficiar o Município, pois abrange os cargos que não passam pelo consentimento da comunidade. Nesse sentido a Ficha Limpa vai moralizar e preservar a administração municipal”.
Redação: Mirelli Lersch
Imagem: Assessoria CMVSB
terça-feira, 31 de maio de 2011
Deputado Breier parabeniza trabalho do Vereador Roque Feltrin
O vereador Feltrin tem sido um grande atuante nos temas referentes a Direitos Humanos com crianças, adolescentes, idosos e portadores de necessidades especiais. Um exemplo é a Lei 4.079/2009, que estabelece direitos às pessoas portadoras de obesidade no Município.
“Ter o trabalho reconhecido e elogiado pelo Deputado Breier, é um grande incentivo para continuar forte na luta por melhor qualidade de vida a essas pessoas, que merecem um atendimento especializado”, destaca o Vereador Feltrin.
Redação: Mirelli Lersch
segunda-feira, 30 de maio de 2011
Vereador Feltrin participa de Reunião na CUF
A visita da comitiva ao CUF teve como objetivo principal discutir o Comércio Exterior no Mercosul, especialmente a estrutura do centro por onde, diariamente, passam dezenas de cargas, gerando emprego para a comunidade local e Estado. Na oportunidade outro assunto importante que esteve em pauta foi a situação dos serviços do Ministério da Agricultura quanto a sua estruturação funcional, que atualmente, apesar esforço e do trabalho redobrado dos fiscais, está havendo represamento de cargas e demora na liberação de importação de gêneros alimentícios, tais como frutas e outros.
Redação: Mirelli Lersch
Imagem: Divulgação
quinta-feira, 26 de maio de 2011
Grupo Amador de Arte Os Angüeras será homenageado pela Câmara de Vereadores
O Festival da Barranca, criado em 1972 pelo grupo Os Angüeras, às margens do rio Uruguai, em São Borja, é uma oficina músico-poética que se realiza, anualmente, a cada Semana Santa. Os participantes são somente do sexo masculino e admitidos por meio de convite pessoal e intransferível.
Assim como o festival da Barranca, o grupo Os Angüeras tem grande importância na história do Rio Grande do Sul. Fundado em 10 de março de 1962, com atuação permanente nos campos da música, do teatro, da literatura regional e da pesquisa de folclore, o Os Angüreas - Grupo Amador de Arte, surgiu a partir do Departamento Cultural do chamado "Clube dos Dez" - grupo de amigos que se reuniam, periodicamente, com objetivos variados.
A primeira música do Grupo foi "Valsinha de Trazontonte" - Letra de Apparício Silva Rillo e Música de José Lewis Bicca. Logo em seguida a dupla compôs "Canto à Angüera" e, a partir daí, além das inúmeras canções publicadas, o Grupo encenou peças teatrais, montou jograis, realizou bailes e jantares, participou de inúmeros festivais nativistas. Antes mesmo do surgimento dos festivais o grupo já cantava e cultuava as coisas do Rio Grande, fazendo a construção de um repertório próprio, com letras de Apparício Silva Rillo e músicas de José Lewis Bicca.
A homenagem foi proposta pelo vereador Roque Feltrin (PDT). Feltrin destacou que em 2011, o Festival completou 40 anos de existência e merece todas as homenagens por ser um dos mais antigos, autênticos e singulares festivais de música nativista do estado do Rio Grande do Sul. Assim como também merecem homenagens, o grupo Amador de Arte Os Angüeras por ter sido o fundador desse importante festival riograndense.
“A cultura e as tradições são as provas, em qualquer tempo, da história de um povo. E esta cultura e estas tradições permanecem por haver pessoas, que compartilhando de um mesmo sentimento, criam os meios para que a história não seja deixada no esquecimento. Por isso que, no sentido do Poder Legislativo prestar a justa e merecida homenagem à estes homens que, imbuídos do mais profundo e sincero sentimento de amor à arte gaúcha, reúnem-se as margens do Rio Uruguai e compartilham sua arte, suas criações, suas saudades, suas alegrias, para, ao final, oferecer os resultados àqueles que vivem, através de uma canção, o ser gaúcho, que propus a realização dessa sessão solene”, concluiu o vereador.
Redação: Assessoria CMVSB
terça-feira, 24 de maio de 2011
Veto da Lei Municipal da Ficha Limpa é derrubado por vereadores
O Prefeito Municipal, Mariovane Weis, terá 48 horas para sancionar a Lei, caso isso não aconteça, o Projeto volta para a Câmara e o atual Presidente Celso Lopes, sancionará a Lei Municipal da Ficha Limpa.
A lei "dispõe sobre a vedação para ocupar os cargos de Secretário Municipal, Coordenador, Diretor, Assessor o qualquer outro cargo em Comissão no âmbito do Poder Legislativo e Executivo do município de São Borja, e dá outras providências.".
De acordo com o Vereador Roque Felrin "a Ficha Limpa será uma forma de ação moralizadora no serviço público, já que os cargos em questão não passam pela aprovação da população".
Redação: Mirelli Lersch
sexta-feira, 20 de maio de 2011
Vereadores Feltrin e Valério participam de reunião com o MEC sobre o Curso de Direito
De acordo com Wollinger, os cursos de graduação em direito são liberados pelo Ministério da Educação nas instituições de ensino superior pública, o que é o caso da UNIPAMPA, e acrescenta ainda que assim que for feito a requisição da instalação desta graduação no Campus São Borja pela Instituição, o requerimento será atendido, visto que o projeto pedagógico e a forma como a Universidade, com a ajuda de várias entidades, está realizando o processo é a correta.
Feltrin destaca que "essa reunião serviu para sanar algumas dúvidas quanto a posição do MEC referente a instalação do Curso de Direito em São Borja", nesse sentido Valério acrescenta que "a vinda do Curso de Direito será uma grande conquista para a comunidade são-borjense, que há anos está nessa luta e sonha com a disponibilidade da graduação no Município."
Redação: Mirelli Lersch
quarta-feira, 18 de maio de 2011
Prefeito e Vereadores participam da Marcha dos Municípios e entregam reivindicações
"A nossa vinda Brasília junto com os vereadores se justifica pela quantidade de recursos que estamos buscando, pois são projetos que envolvem cerca de R$ 50 milhões", descreveu o prefeito Mariovane. O governo federal concentra grande parte da arrecadação do país e, com isso, deve repassar parte dos recursos aos municípios.
Algumas reivindicações já surtiram efeito imediato. Na quarta-feira, dia 11, foram obtidos recursos para a finalização do parque do Horto Florestal, na Vila Cabeleira, e da rótula, localizada próxima ao Parque General Vargas,. Em breve deverão ser repassados mais recursos para a saúde, obras de pavimentação como das ruas Venâncio Aires, da Cabo Pedroso e a General Marques.
No Ministério do Trabalho, em reunião com o ministro Carlos Lupi, foi solicitada a realização de mais uma etapa do programa Pró-Jovem Trabalhador do município. A prestação de contas da primeira fase do programa com os resultados alcançados foi encaminhada para mostrar a importância do projeto para São Borja.
No Ministério das Cidades foi tratado o financiamento de R$ 28,7 milhões para a pavimentação de mais de 200 quadras na cidade. O projeto é trabalhado desde 2009, já aprovado pela Câmara dos Vereadores, e recebeu elogios do Ministério. "Por se tratar de um volume elevado de recursos, ele tem uma tramitação mais longa. Fizemos questão de vir e acompanhar pessoalmente, pois o projeto é a solução para a pavimentação urbana de São Borja".
O prefeito e os vereadores também se reuniram com o deputado federal Paulo Pimenta. O deputado assumiu nesta semana a coordenação da bancada gaúcha no Congresso Nacional. Mais uma vez, o deputado se colocou a disposição para auxiliar São Borja. Pimenta garantiu o seu apoio no encaminhamento do projeto de duplicação da avenida Leonel Brizola. A duplicação está orçada em aproximadamente R$10 milhões e representará uma melhoria no trânsito do local, pois é um dos acessos ao município e também à Ponte Internacional.
No Ministério da Educação, os vereadores Roque Feltrin e Valério Cassafuz trataram sobre a implantação do curso de Direito no campus da Unipampa. No Ministério da Agricultura foi encaminhado o requerimento para destinação de mais discais para o Centro Unificado de Fronteira. Para o vereador Roque, "a conversa feita diretamente com um ministério e um deputado agiliza os processos, mostra o quanto é importante para o município". O vereador Valério Cassafuz ficou com os três dias de trabalho em Brasília: "É um caminho que está aberto a todos os vereadores de São Bora. A vinda aqui atende aos interesses do nosso município".
Redação: Folha de São Borja
segunda-feira, 16 de maio de 2011
Feltrin pede que Mercado Baklizi compre hortigranjeiros de São Borja
A ideia é de que com a preferência na aquisição nos moldes como proposto será possível organizar a produção para atender a demanda, propiciando renda e condições de trabalho ao homem do campo. "Com isso a empresa estará, não só colocando produtos a disposição da comunidade são-borjense, quanto estará prestando um grande trabalho de cunho social, pois ajudará a fixar o homem em sua terra produzindo e melhorando de condição", comenta Feltrin.
O vereador defende também que os produtos são de excelente qualidade, por serem produzidos em pequena escala e receberem os cuidados dos próprios produtores. "Além de auxiliar as famílias, essa proposta vai beneficiar também economicamente e no desenvolvimento no Município de São Borja", conclui Roque Feltrin.
Redação: Jornal O Regional