quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Outubro Rosa foi tema de tribuna livre na Câmara de Vereadores

Conforme o regimento interno da Câmara de Vereadores, na última sessão ordinária de cada mês é aberto espaço para que cidadãos e representantes de entidades de classe, em dia com a justiça eleitoral possam fazer suas explanações sobre temas de interesse para a sociedade. Na última terça-feira, 25/10, foi a vez da Liga Feminina de Combate ao Câncer fazer uso desse espaço.

A Presidente da Liga, Venilde Facin, falou sobre o movimento mundial Outubro Rosa, ao qual o Legislativo também aderiu pela primeira vez em 2011, por sugestão do vereador Roque Feltrin. Venilde fez um breve histórico do Outubro Rosa no mundo e parabenizou Feltrin e a Câmara, pela iniciativa de participar desse movimento que visa alertar sobre a importância da prevenção ao câncer que mais mata mulheres em todo planeta, o câncer de mama. A presidente ainda abordou temas como a necessidade de um centro de referência em oncologia em São Borja, as acomodações precárias para os pacientes que se tratam em outras cidades, o trabalho realizado pela Liga, a falta de profissional de enfermagem para acompanhar os pacientes durantes as viagens para tratamento fora do município e a falta de uma sede própria para o funcionamento da liga de combate ao câncer.

Durante o seu pronunciamento ela também realizou uma prestação de contas da entidade e destacou que a instituição presta atendimentos psicológicos e de fisioterapia, além de auxílios financeiros aos pacientes carentes como; alimentação, vestuário, fraldas, medicamentos, consultas, passagens de ônibus, cestas básicas, exames, etc. Venilde enfatizou ainda que a liga feminina mantem um banco de perucas, lenços e chapéus que são distribuídos as pacientes e que a entidade também presta serviço humanitário as pessoas atingidas pela doença.

Após a explanação da presidente da Liga, os vereadores fizeram algumas observações e destacaram que irão auxiliar na doação de um terreno para a construção de uma casa para abrigar a instituição, mas que enquanto isso, o poder público cederá um espaço no posto de saúde do centro para o funcionamento dos trabalhos da entidade e que muito em breve, haverá uma enfermeira acompanhando os pacientes durante as viagens. Os parlamentares também enfatizaram que a Câmara é parceira na busca pelo hospital de referência em oncologia e parabenizaram o trabalho da liga.

Antes de encerrar a conversa, a presidente ressaltou que é a primeira participação da liga na tribuna livre da Câmara e explicou que cerca de 90% dos pacientes com câncer do município são encaminhados a outros centros oncológicos e que há muita necessidade na aquisição de um novo mamógrafo para o hospital Infantil, já que a máquina que atualmente é disponibilizada pelo hospital não está suprindo as necessidades dos pacientes e que os exames realizados pelo mamógrafo de São Borja não são aceitos nas demais cidades do Estado. Venilde concluiu falando sobre o alto índice de câncer de mama e a preocupação com a prevenção e a saúde no município, além da importância da sociedade e da administração pública na ajuda ao trabalho da instituição.

O Presidente da Câmara de Vereadores, Celso Lopes, fez questão de enfatizar que o Legislativo repassará no final do ano, mais de 1 milhão de reais para a Prefeitura Municipal, para que esse recurso seja investido em saúde e irá propor ao Executivo que uma parte desse valor seja destinado a Liga Feminina de Combate ao Câncer.

Redação: Assessoria CMVSB
Imagem: Assessoria CMVSB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião ela é muito importante para nós!

17ª SEMANA INTERAMERICANA DA ÁGUA, 10ª SEMANA ESTADUAL DA ÁGUA E 1ª SEMANA MUNICIPAL DA ÁGUA