segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Legislativo promove audiência pública para debater sobre câncer de mama

A Câmara Municipal de Vereadores realizará, no dia 28 de novembro, às 9hs, audiência pública para debater sobre o câncer de mama e assuntos relacionados à doença. O evento será realizado em conjunto com a Frente Parlamentar Gaúcha de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer de Mama da Assembléia Legislativa do Estado, presidida pelo Deputado Diógenes Basegio, que também é médico mastologista e tem entre os seus pilares de atuação, questões referentes à saúde. A proposta para realização da audiência em São Borja foi do vereador Roque Feltrin (PDT).

O vereador destaca que a detecção precoce do câncer é muito importante no tratamento e que, no caso do câncer de mama, sabe-se que 95% dos casos diagnosticados no início têm possibilidade de cura. “Por isso, precisamos alertar as mulheres quanto a necessidade de fazer anualmente o exame de mamografia”, enfatizou.

Feltrin explicou também que através da Frente Parlamentar Gaúcha será possível realizar atividades para incentivar e criar políticas públicas referentes à prevenção e a detecção prematura da doença. Entre as ações a serem discutidas na Câmara estão; a realização de palestras, informativos, folders e atividades que promovam a conscientização feminina sobre a importância de fazer o autoexame e comparecer regularmente ao mastologista para realização de exame clínico.

O parlamentar ressaltou a necessidade de mobilização e envolvimento da população na audiência pública e a relevância da presença da Frente Parlamentar Gaúcha de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer de Mama na cidade para discutir e buscar encaminhamentos de propostas adequadas à solução desse antigo problema da comunidade são-borjense. “No demais, essa será uma ótima oportunidade para buscarmos apoio e avançarmos na movimentação para aparelhar nosso município, com equipamentos modernos que auxiliarão na luta contra o câncer de mama”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião ela é muito importante para nós!

17ª SEMANA INTERAMERICANA DA ÁGUA, 10ª SEMANA ESTADUAL DA ÁGUA E 1ª SEMANA MUNICIPAL DA ÁGUA