sábado, 29 de dezembro de 2012

São Borja volta a pedir a ligação asfáltica com Garruchos

Momento da entrega do Documento ao Dep. Pimenta
São Borja reforçou reivindicação, na ultima quarta-feira, 26, no sentido de que o Governo Federal garanta obra de pavimentação da BR 472, na ligação com a cidade de Garruchos. O asfaltamento é considerado fundamental como apoio logístico em função das futuras operações da hidrelétrica de Garabi, em água do Rio Uruguai, na região do vizinho Município.

O pedido ao Governo foi apresentado através do Vereador Roque Feltrin, juntamento com o presidente do Sindilojas, Ibrahim Mahmud, o Presidente da ACISB, Guaraci Pletsch, ao Deputado Federal Paulo Pimenta. 

Feltrin destacou a importância do apoio do Deputado, como suporte as reivindicações do Município. Outro pedido foi referente as medidas compensatórias para que sejam aplicadas na região, já que as famílias que vivem da pesca do Rio Uruguai serão afetadas pelas construção da Barragem. O Deputado comprometeu-se em consultar e revisar o Projeto da Hidrelétrica de Garabi, de forma que possa auxiliar nestas demandas do Município, e também, anunciou a instalação de dois novos curso no Instituto Federal Farroupilha, em São Borja: eletromecânica e eletrotécnica, que desenvolveram mão de obra para futuro suporte técnico a Hidrelétrica.

Redação e Imagem: Mirelli Lersch

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Workshop da qualidade acontece nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira, 13 de dezembro, acontece na Câmara de Vereadores de São Borja, um Workshop da Qualidade: Sustentabilidade na Gestão “Conhecimento, a sustentabilidade das pessoas”. A programação começa as 13hs 30 min com o credenciamento dos participantes, e se estende durante toda a tarde, com encerramento as 17hs, com a solenidade de reconhecimento das empresas São-borjenses certificadas no Programa Gaúcho de Qualidade – PGQP, no ano de 2012. 

A premiação será concedida pela Câmara de Vereadores, através de requerimento do Vereador Roque Feltrin. De acordo com o Vereador “dezenas de empresas, ao longo desses anos, vêm participando de suas edições, alcançando premiações em todas as categorias, as quais merecem ser reconhecidas por essa Casa pela importância e contribuição no processo de aprimoramento e desenvolvimento de nossa Terra, principalmente pela qualidade dos serviços que estes prestam a comunidade são-borjense”. As inscrições para o Workshop pedem ser feitas através do site facebook.com/crqsb, e as vagas são limitadas.

Redação: Mirelli Lersch

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Câmara de Vereadores realiza Audiência Pública sobre orçamento de 2013


Na manhã desta segunda-feira, dia 03 de dezembro, ocorreu na Câmara de Vereadores uma Audiência Pública para debater e avaliar as projeções financeiras do município de São Borja. Presidiu a Reunião, o Vereador Roque Feltrin, ele que é Presidente da Comissão de Finanças, Orçamento, Planejamento, Fiscalização e Controle do Poder Legislativo, com a participação do Prefeito, Mariovane Weis, do Secretário de Planejamento, Orçamento e Projetos, Leo Tatsch, e do Contador Jocemar Tavares formaram a mesa de trabalhos. 
O prefeito Mariovane ressaltou o crescimento da receita do município nos últimos anos e disse que quando assumiu a prefeitura, a gestão começou a trabalhar com R$ 30 milhões e que agora entrega à futura administração o valor de R$ 126 milhões proporcionando maiores e melhores perspectivas para 2013. 
Mariovane ainda destacou que este trabalho de aumentar significativamente as receitas municipais, deve-se a boa gestão fiscal realizada pela equipe de secretários e técnicos que trabalham na atual administração. Logo após, o pronunciamento do Prefeito, Leo Tatsch e Jocemar Tavares explicaram algumas diretrizes em relação a despesas e receitas que o município deve adquirir em 2013, realizando ainda projeções para os próximos anos.

Redação e Imagem: Mirelli Lersch

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Projeto Habitacional poderá ser implantado em Nhú-Porã

O Vereador Roque Feltrin, do PDT, expediu ofício ao Prefeito Municipal, solicitando o encaminhamento de documento ao Coronel Gervásio, da Coudelaria do Rincão, para tratativas da realização de uma manobra patrimonial, de um terreno medindo 17.000m², localizado em Nhú-Porã, de propriedade do Exército Brasileiro. As tratativas já iniciaram por parte da Administração Municipal, com o envio de ofício ao Comandante, que por sua vez, também demonstrou interesse em contribuir com o projeto.

 O objetivo desta solicitação é implantar no local, projeto social do Programa Habitacional Minha Casa, Minha Vida, para beneficiar a comunidade rural. 

De acordo com Feltrin, “está é uma iniciativa inovadora, que buscar diminuir o êxodo rural, proporcionando condições melhores de vida as pessoas que residem no interior, e consequentemente, contribuir para o desenvolvimento da atividade rural”.

Redação: Mirelli Lersch

Vereador Feltrin sugere a criação de Ecopontos

Foi protocolada esta semana, uma indicação do Vereador Roque Feltrin, do PDT, que sugere ao Poder Executivo a criação de Ecopontos no município de São Borja, duas modalidades: a) uma para descarte de material recicláveis, como entulho ensacado (parede quebrada), podas de árvore, madeiras, ferro, papéis, plásticos, entre outros, b) outra para descarte de material que não são recicláveis, mas podem ser reaproveitados pela comunidade, como sofás velhos, máquinas de lavar, geladeiras, armários, cadeiras, camas, colchões, eletrônicos, eletrodomésticos, equipamentos de informática, som e telefonia usada 

O objetivo da proposição é receber e dar o destino ambientalmente correto aos objetos usados que, muitas vezes, são abandonados nas ruas, calçadas e terrenos baldios da cidade. O sistema se baseia na entrega voluntária, ou seja, as pessoas devem levar os objetos até o Ecoponto. Além de ambientalmente correto, é um projeto que contribuirá para a Educação Ambiental.

Redação: Mirelli Lersch

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Projeto de Feltrin é aprovado por unanimidade

O projeto de Lei nº 140/12, de autoria do Vereador Roque Feltrin, foi aprovado por unanimidade na Sessão Ordinária desta terça-feira, 13. Trata-se da alteração do artigo 18, acrescentando parágrafo 2º, da Lei nº 3.800/2007, que regulamenta o Plano de Carreira dos Servidores Públicos da Administração Direta do Poder Executivo do Município. Com a alteração, as promoções será concedidas contando apenas o tempo de exercício em cada classe, independente do critério de merecimento, sempre quando não houver as avaliações prevista na Lei. 
 O objetivo deste Projeto é “evitar as injustiças com os servidores, de modo que, em tempo hábil as chefias não realizem a avaliação, a mesma possa ser concedida, ocorrendo a promoção do funcionário”, destaca Feltrin.

Redação: Mirelli Lersch

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Vereador comemora conquistas de Nhu Porã e reivindica saneamento básico para a Vila

Feltrin em seu discurso evidenciou a conquista da Vila de Nhú-Porã
O vereador Roque Feltrin, do PDT, esteve presente na inauguração da Agência de Correios Comunitária (AGC) de Nhu Porã, solicitação que desde 2009, através de Pedido de Providência, vinha sendo reivindicada por Feltrin. Com a abertura da Agência, os moradores da Vila não precisarão ir a São Borja para postar e retirar suas correspondências. O local prestará todos os serviços do Correio, tais como: carta, sedex, entrega e remessas. 
Na ocasião da inauguração, Feltrin, que é natural de Nhu Porã, declarou estar feliz com as conquistas do local: “cada vez que eu venho em Nhu Porã eu me sinto realizado por estar acompanhando o crescimento e o desenvolvimento dessa comunidade. A localidade sofreu transformações e modificações muito positivas. Essa Agência dos Correios parece pequena mas, é de uma grandeza imensa para esta vila. São momentos como esse que nos fazem acreditar que é possível fazermos a transformação do local onde vivemos, porque nós temos a capacidade de correr atrás daquilo que sonhamos”. 
 O Vereador disse acreditar que Nhu Porã pode ser um dos melhores lugares do interior do Município para se viver, já que conta com toda a infraestrutura básica. Ele afirmou também que em breve a localidade poderá receber uma agência bancária e uma farmácia. 
“Esses serviços todos chegam para facilitar a vida da população que economiza tempo e dinheiro ao não precisar mais se deslocar até São Borja”, destacou. 
O vereador também aproveitou o momento para reivindicar publicamente ao prefeito Mariovane Weis, que Nhu Porã seja contemplada, pelo novo contrato com a CORSAN, com atendimento de saneamento básico e sanitário. O legislador afirmou ter estudado o contrato e verificado que o local não estaria incluído nos projetos.

Redação: Mirelli Lersch
Imagem: Arquivo

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Fiscalização no abate de animais preocupa vereador Feltrin

Em seu pronunciamento na Câmara Municipal de Vereadores, nesta terça-feira, o vereador Roque Feltrin, demonstrou sua preocupação quanto a precariedade da fiscalização sanitária realizada pelo Município nos abatedouros municipais. A preocupação prende-se ao fato de que animais de São Borja que são abatidos em outros municípios, os quais contam com Inspeção Estadual e Federal, apresentam alto índice de incidência de Cisticercose. Em contrapartida, nos abatedouros de São Borja são abatidos, em média 500 animais por mês, verificando-se, neste ano, apenas um caso da doença. A Cisticercose é uma doença parasitária causada pela ingestão dos ovos da Taenia Solium, que ao ser consumido pelo homem gera sintomas relacionados ao mal funcionamento do sistema nervoso, e em alguns casos, é necessária a cirurgia para a retirada do Cisticerco, que é o local onde o parasita está localizado. 

Para o Vereador o caso é grave e demonstra que a fiscalização municipal não está sendo eficiente e, diante dos fatos, coloca em risco a saúde da população que ingere o alimento contaminado. Feltrin entende ainda que é necessário aperfeiçoar o sistema de Inspeção Municipal, criando quadro de servidores próprios além de investimentos na qualificação dos mesmos, a fim de aprimorar a fiscalização do abate de animais e garantir que população tenha a sua disposição produto de qualidade, além, é claro de identificação das propriedades que apresentam esse problema e orientação dos proprietários à correta manutenção da propriedade e manejo dos animais.

Redação: Mirelli Lersch

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Sessão em homenagem ao MCC lota plenário da Câmara de Vereadores

Vereador Feltrin durante o seu discurso

Na noite desta segunda-feira, 05, ocorreu na Câmara de Vereadores a Sessão Solene em homenagem ao Jubileu de Ouro do Movimento de Cursilho e Cristandade. O plenário esteve lotado de pessoas que participam do MCC desde sua inicial trajetória em São Borja, além dos jovens do ABC – Amigos em Busca de Cristo e JEM – Juventude em Movimento. 

Em seu discurso, o Vereador Roque Feltrin, que foi o proponente da Sessão, enalteceu a transformação da sociedade em que o Movimento esta inserido, através do reavivamento dos valores cristãos. A Coordenadora do Movimento em São Borja, Leda Perobelli, também fez o seu discurso. Os Jovens Coordenadores do ABC e JEM prestaram a sua homenagem em gratidão a contribuição do Movimento nos Grupos. O Pe. Irineu Guedes, participante desde os primeiros anos de Movimento em São Borja, destacou a satisfação em ter um grande número de pessoas, homenageando um Movimento que tem como objetivo espalhar bons frutos pelo mundo.

Redação e Imagem: Mirelli Lersch

sábado, 3 de novembro de 2012

Sessão Solene homenageia 50 anos do MCC

    Nesta segunda-feira, 05 de novembro, a partir das 20hs 30 min, a Câmara de Vereadores realizará uma Sessão Solene em homenagem ao Jubileu de Ouro do Movimento de Cursilho de Cristandade -MCC.
    A homenagem, proposta pelo Vereador Roque Feltrin, do PDT, é uma oportunidade para demonstrar o espírito de unidade existente e comemorar esta data tão significativa para as pessoas que participam e vivem as ações tranformadoras do Movimento.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Feltrin amplia o alcance das regras da Ficha Limpa Municipal

Foi aprovada nesta terça-feira, na Reunião Ordinária da Câmara de Vereadores, emenda à Lei Orgânica do Município acrescentando parágrafo único no Artigo 69. O texto, de autoria do Vereador Roque Feltrin, PDT, insere as regras da Lei da Ficha Limpa Municipal, proibindo a nomeação de servidores para cargos efetivo e cargos em comissão na Administração Municipal direita e indireta em agências, autarquias e demais órgãos da administração municipal, de pessoas consideradas inelegíveis pela Justiça Eleitoral, durante o prazo de inelegibilidade. 

 Com a nova redação, os aprovado em concurso público também deverão apresentar, no ato da sua nomeação, certidão comprovando a condição de elegibilidade pela Justiça Eleitoral. A nova regra passa a valer a partir da promulgação da Emenda. 

“Com isso estaremos evitando àquele que foi impedido de concorrer a cargo eletivo venha se abrigar em cargo de confiança na administração pública”, destaca Feltrin.

Redação: Mirelli Lersch

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Vereador Roque Feltrin vistoria ESF's

Vereador Feltrin inspecionando o banheiro no Cais do Porto.

O vereador Roque Feltrin - PDT, iniciou uma série de visitas aos ESFs do município, a fim de verificar as condições dos prédios e de trabalho dos servidores. Já foram visitados os ESFs da Vila Jaguari, Itacherê e Ricardo Pinheiro, no bairro do Passo. Nas três unidades verificou-se que os prédios estão necessitando de reparos e manutenção com urgência diante da quantidade de umidade, infiltração e goteiras em todos os locais, o que tem levado a interrupção do atendimento médico e odontológico e demais serviços.

 “Diante da situação constatada vamos analisar o contrato mantido com empresa para realizar manutenção dos locais e, se for o caso, exigir que os serviços sejam prestados de forma adequada, a fim de se evitar a interrupção dos trabalhos a cada dia chuvoso”, destaca Feltrin.

Redação e Imagenm: Mirelli Lersch

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Feltrin preside Audiência Pública



O Vereador Roque Feltrin, do PDT, presidiu na manhã desta terça-feira, 25, a Audiência Pública para apresentação do Relatório de Execução Orçamentária e de Gestão Fiscal do 2º Quadrimestre de 2012. A audiência é obrigação, de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000) e busca dar clareza e transparência, oportunizando avaliar as metas fiscais da Administração Municipal.

De acordo com os dados apresentados, os gastos nesse período com Despesa de Pessoal foi de 49,76%, com Educação foram de 31,66% e os gastos com saúde chegaram a 23,63%. A audiência foi realizada pela Comissão de Finanças, Orçamento, Planejamento, Fiscalização e Controle da Câmara de Vereadores, que é presidida pelo Vereador Feltrin.

Redação e Imagem: Mirelli Lersch

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Feltrin participa de Workshop sobre Garabi



Na manhã desta sexta-feira, 14, o Vereador Roque Feltrin, do PDT, esteve participando do Workshop sobre a Hidrelétrica de Garabi, realizado na Associação Comercial e Industrial de São Borja – ACISB. Estiveram presentes o Deputado Federal Henrique Fontana, PT-RS – vice-líder do Governo, o Engenheiro Ronaldo dos Santos Custódio – Diretor da Eletrosul, Marcelo Danéris – Secretário Executivo do Governador Tarso Genro e Walter Cadial – Diretor de Engenharia da Eletrobrás. Dentre os assuntos citados, destacou-se a efetivação da BR 472, trecho entre São Borja e Porto Xavier, salientando que a obra de asfaltamento, esta inclusa como medida acessória à infraestrutura de Garabi. 

Neste sentido, Feltrin destacou que “o encontro foi muito positivo, pois dá ênfase no trabalho que estamos realizando desde 2010, quando iniciou a organização da mobilização em prol do asfaltamento da BR 472, realizando Audiências Públicas, reuniões com representantes das cidades abrangidas pela obra e também, com a Secretária Estadual e com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes e também a reativação da APESS. Também é importante reforçar que a partir da união e da atuação em conjunto dos setores será possível alcançar a obra”. Feltrin também aproveitou a oportunidade para questionar sobre a situação dos pescadores trabalhadores do Rio Uruguai, e sobre as famílias que residem nos lugares que serão atingidos pela barragem, em especial, as propostas de medidas compensatórias a estas pessoas.

Redação: Mirelli Lersch
Imagem: Assessoria de Comunicação ACISB

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Feltrin defende novo modelo de escola rural

Em pronunciamento na Câmara Municipal de Vereadores na sessão desta terça-feira, o vereador Roque Feltrin, PDT, defendeu a implantação de um novo modelo de escola para o meio rural. Segundo o parlamentar as escolas rurais devem contemplar o ensino integral com currículo escolar específico, voltado ao meio local. 

Para Feltrin essas escolas devem ser constituídas como “Escolas Polos”, dotadas de toda a infraestrutura necessária, como quadras esportivas, refeitórios, sala multmídia e outros, permitindo ao aluno a colocação em prática dos ensinamentos obtidos na sala de aula. “Não só um novo modelo de escola rural é necessário, mas, também, o investimento em qualificação profissional, melhoria no transporte escolar, fornecimento de uniformes e material escolar são necessários, e com isso, frear o êxodo rural”, argumenta o Vereador.

Redação: Mirelli Lersch

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Feltrin quer “Fila Zero” no SUS

Foi enviada esta semana, uma Moção de Apelo, de autoria do Vereador Roque Feltrin, do PDT, aos Deputados da Bancada Gaúcha na Câmara dos Deputados e ao Deputado Marco Maia, presidente da Câmara Federal, para que aprovem com urgência o Projeto de Lei nº 7921/2010, de autoria do Deputado Edmar Moreira, que institui o “Fila Zero para realização de exames de radioterapia, quimioterapia e ressonância magnética, com atendimento aos pacientes dos hospitais públicos e dos conveniados com o Sistema Único de Saúde – SUS”. O objetivo do PL é que os hospitais públicos e os conveniados com o SUS priorizem o atendimento aos pacientes que necessitem dos exames citados, no prazo máximo de setenta e duas horas, pois, estes exames são realizados, geralmente, por pessoas com sintomas de doenças mais graves e estes precisam ter prioridade no atendimento.

 “A aprovação deste PL beneficiará uma grande maioria de pessoas, já que o SUS é hoje o plano mais utilizados pela população. Além disso, o tratamento preventivo também contribuirá para a redução de gastos da máquina púbica em tratamentos de doenças, podendo ocorrer a aplicação de recursos em outras áreas da saúde”, destaca Feltrin.

Redação: Mirelli Lersch

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Feltrin quer instalação do Programa “Melhor em Casa” em São Borja

Nesta semana foi protocolada uma indicação do Vereador Roque Feltrin, do PDT, solicitando ao Poder Executivo a adequação de São Borja para poder receber recursos e montar equipes para realizar o atendimento domiciliar das pessoas enfermas que tem dificuldade em se deslocar até uma unidade hospitalar, implantando no Município o Programa “Melhor em Casa”. 

A portaria nº 1.533 de 16 de julho de 2012, estende o Programa do Governo Federal aos municípios com população acima de 40 mil habitantes e que possuam cobertura do SAMU. O Programa possibilita a formação de equipe multidisciplinar, com médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeutas, para atender em casa, paciente do Sistema Único de Saúde – SUS, com necessidade de reabilitação motora, idoso, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirurgia e com possibilidade de desospitalização, durante segunda a sexta-feira e nos finais de semana em regime de plantões.

 Para Feltrin, “o nosso Município atende a todos os requisitos para a instalação deste programa “Melhor em Casa”, possibilitando que várias pessoas, enquanto enfermas, possam ter o conforto e o benefício do atendimento médico em casa. Outros benefícios para que São Borja atenda a esta solicitação, é que o Ministério da Saúde custeia as equipes principais, e por isso, o custo para os cofres municipais será insuficiente”.

Redação: Mirelli Lersch

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Paralisação na Ponte Internacional preocupa Vereador Feltrin

Foi encaminhado nesta sexta-feira, 20 de julho, um ofício a sede em Uruguaiana da Procuradoria da República, de autoria do Vereador Roque Feltrin, do PDT, pedindo providência ao Ministério Público em relação a a interrupção total dos serviços aduaneiros da Ponte Internacional. Devido a paralisação e greve dos fiscais da Receita Federal, estão havendo diversos prejuízos aos motoristas e aos escritórios de despachos, havendo inclusive, empresas que já chegam a 30% o percentual de demissões de pessoal. Além disso, há cerca de 750 (setecentos e cinquenta) caminhões parados, alguns, inclusive, com cargas perecíveis parados durante vários dias à espera de liberação para seguir viagem, pondo em risco a qualidade dos produtos. Tudo isso gerá reflexo negativo à economia do município, razão pela qual é urgente o retorno às atividades aduaneiras.

No documento, Feltrin explica a situação e solicita ao Ministério Público as providências necessárias, restabelecendo as condições de funcionamento da Ponte Internacional, a fim de se evitar os prejuízos causados à comunidade são-borjense. 

Redação: Mirelli Lersch

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Feltrin propõe homenagem aos 20 anos do PGQP

No dia 26 de julho de 2012, a Câmara de Vereadores de São Borja deverá realizar uma homenagem aos 20 anos do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade - PGQP, através de requerimento de autoria do Vereador Roque Feltrin, do PDT. De acordo com o PGQP, em São Borja, durante os 20 anos de atuação do Programa, 22 (vinte e duas) empresas realizam avaliação de gestão de acordo com as normas do Programa, e destas, 07 (sete) empresas já conquistaram premiação nos diversas níveis. 

Para Feltrin “dezenas de empresas, ao longo desses anos, vêm participando de suas edições, alcançando premiações em todas as categorias, as quais merecem ser reconhecidas por essa Casa pela importância e contribuição no processo de aprimoramento e desenvolvimento de nossa Terra, principalmente pela qualidade dos serviços que estes prestam a comunidade são-borjense”. 

Redação: Mirelli Lersch

Feltrin solicita auxílio as MPEs

Foi protocolado nesta semana uma Moção de Apelo, de autoria do Vereador Roque Feltrin, do PDT, que será enviada ao Governador do Estado, Tarso Genro e aos Líderes de Partidos com assento na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, para que atendam a solicitação da FECOMERCIO – Federação do Comércio de Bens, Serviço e Turismo, da FIERGS - Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, da FEDERASUL - Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul e da FCDL - Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul, e restabeleçam condições favoráveis garantidas às micro e pequenas empresas enquadradas no Simples Nacional, em especial que cumpra o artigo 179, da Constituição Federal, que estabelece que “A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios dispensarão às microempresas e às empresas de pequeno porte, assim definidas em lei, tratamento jurídico diferenciado, visando a incentivá-las pela simplificação de suas obrigações administrativas, tributárias, previdenciárias e creditícias, ou pela eliminação ou redução destas por meio de lei”.

 “O Estado do Rio Grande do Sul conta com aproximadamente 602 mil Micro e Pequenas Empresas – MPEs, as quais são responsáveis pela geração de 84% dos empregos diretos. Mesmo assim essas empresas sofrem com os reveses da economia o que faz que 27% dessas empresas tenham a declaração de sua morte até os 2 anos de funcionamento. Diante desta situação, é necessário que os nossos representantes maiores auxiliem no processo de fortalecimento das MPES”, destaca Feltrin.

Redação: Mirelli Lersch

Projeto de Lei aprovado atende indicação do Vereador Feltrin

O Projeto de Lei nº 098/2012, do Poder Executivo, foi aprovado por unanimidade na Sessão Ordinária desta terça-feira, 26 de junho, pelo Vereadores na Câmara de São Borja. Trata-se da criação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil – COMDEC e o Fundo Municipal para Defesa Civil, que será o órgão responsável pela organização das atividades de defesa civil do Município.

 Com esta aprovação, mais uma indicação do Vereador Roque Feltrin foi atendida. Em outubro de 2010, Feltrin solicitou a criação de um órgão que pudesse proceder estudos necessários para enfrentar catástrofes naturais. “Acontecimentos naturais que não faziam parte da rotina da região estão se tornando de constância periódica. E isso vem acarretando prejuízos significativos para o Município, por isso, havia a necessidade de se criar este órgão”, destaca Feltrin. 

Redação: Mirelli Lersch

Discurso de Feltrin durante Sessão em Homenagem a Brizola é elogiado



No dia 21 de abril fez 08 anos do falecimento do Trabalhista Leonel Brizola, e a Câmara de Vereadores prestou uma homenagem. O Vereador Roque Feltrin, do PDT, fez o discurso representando a Bancada do PDT na Casa. “...Podia-se discordar de suas ideias, de seus posicionamentos e do modo como comandava, mas ninguém, jamais, desconhece sua honestidade, sua lealdade e seu amor pelo Brasil. E olha que ele foi investigado. E como foi! Mas não encontram uma vírgula sequer para corrigir em sua conduta ética e moral para com o patrimônio público...”, destacou Feltrin. 

Logo após o termino da Sessão, Feltrin recebeu cumprimentos de diversas pessoas elogiando o seu discurso. Para Wolmar Castilhos Sebastião, advogado do Rio de Janeiro, que veio a São Borja especialmente para prestigiar a Sessão “foi uma grata satisfação ouvir este discurso, em memória a Leonel Brizola. Já participei de várias homenagem, e poucos trataram a memória de Brizola com justiça e clara evidência. Não imaginava ouvir um discurso com expressões tão justas em favor do trabalho e do legado deixado por Brizola”. 

Redação: Mirelli Lersch
Imagem: Mirelli Lersch



Vereador Feltrin entrega ofício ao Ministro do Trabalho

Nesta quinta-feira, 21, o Vereador Roque Feltrin, do PDT, entregou ofício ao Ministro do Trabalho, Carlos Daudt Brizola solicitando providências em relação a Sede do Ministério em São Borja. A repartição no Município conta hoje com apenas um funcionário, que está prestes a se aposentar, além disso, o local onde funciona a Sede é alugado, em condições precárias e afastado do centro da cidade. 

Feltrin solicitou em seu ofício que sejam destinados funcionários para trabalhar no Ministério em São Borja, e também, que seja construído ou alugado um local em condições melhores para facilitar o acesso e o atendimento à população. “O Município corre o risco de ficar sem o serviço que lhe é proporcionado, podendo a comunidade ter que recorrer a cidades vizinhas para adquirir a sua carteira de trabalho. A situação será agravada, em breve, com o início das Operações para construção da Barragem de Garabi, no vizinho município de Garruchos, que atrairá mais de 8 mil trabalhadores e São Borja será sede para todas as operações, inclusive nas relações empregatícias”, conclui o Vereador. 

Redação: Mirelli Lersch
Imagem: Mirelli Lersch


quinta-feira, 14 de junho de 2012

Feltrin sugere que Prefeitura adquira bolsas da Urcamp para servidores municipais



Foi protocolado nesta semana uma indicação de autoria do vereador Roque Feltrin, do PDT, sugerindo ao Poder Executivo a aquisição de bolsas de pós graduação e mestrado aos professores municipais e servidores na Urcamp.

 A proposição do Vereador tem dois objetivos. O primeiro é de auxiliar na recuperação da Universidade que se encontra em dificuldades financeiras, com a possibilidade de fechamento do Campus São Borja, e com isso, manter essa importante instituição funcionando, formando profissionais que contribuem para o desenvolvimento do nosso município. O outro objetivo é de que esta parceria possa qualificar os servidores municipais permitindo-lhes acesso à educação de uma forma mais econômica e cuja possibilidade sem auxílio da municipalidade torna-se inalcançável. 

Feltrin conclui que “por outro lado, o servidor qualificado ofertará um melhor atendimento a população. Essa indicação auxiliará duas partes importantes para o crescimento do Município”. 

Redação: Mirelli Lersch
Imagem: Mirelli Lersch

Feltrin palestra para alunos da Escola da Timbaúva



Nesta quarta-feira, 13, o Vereador Roque Feltrin, do PDT, esteve palestrando para os alunos e professora da Escola Estadual da Timbaúva. O evento foi durante a programação da Semana do Meio Ambiente que a Escola realiza a dois anos. O tema da palestra do Vereador foi sobre Sustentabilidade e Meio Ambiente, com foco na preservação das nascentes e a elaboração de compostagem. 

Segundo Feltrin “a compostagem de alimentos, para quem vive no interior, é uma oportunidade de conservação dos recursos naturais e também é uma maneira de aproveitar o lixo que pode ser recuperado”. Feltrim levou exemplo de maneiras de construir uma composteira, os lixos que podem ser utilizados para fazer a compostagem e o que se pode fazer com o material orgânico que resulta do processo químico. Em relação as nascentes, Feltrin destacou a importância de se preservar, e citou o exemplo de uma nascente que tinha na Timbaúva e desaguava no Rio Uruguai, entre outras que existiam na cidade e por faltas de cuidados, foram extinguidas. 

“Esta iniciativa da Comunidade Escolar da Timbaúva é muito importante para que desenvolva nos alunos a vontade pela mudança, por aprender a cuidar dos recursos naturais, que futuramente, serão escassos”, conclui Feltrin.

Redação: Mirelli Lersch
Imagem: Mirelli Lersch

Feltrin quer Juliana Brizola e Brizola Neto em São Borja

Foi aprovado, por unanimidade, requerimento de autoria do Vereador Roque Feltrin, do PDT, para que seja enviado convite à Deputada Estadual do PDT Juliana Brizola e ao Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Daudt Brizola, para que ambos participem, na forma de palestrantes, da Sessão Solene em Homenagem a Leonel Brizola, de acordo com a Lei nº 3386/2004, que acontecerá no dia 21 de junho, na Câmara de Vereadores de São Borja. 

 De acordo com Feltrin “ambos, por suas trajetórias pessoais e políticas são fieis seguidores da moral e da ética do Trabalhista Leonel de Moura Brizola, sendo por isso, justificável o convite para que estes possam repassar a comunidade São-Borjense, que tanto admira e respeita este político que foi um exemplo de dignidade em nosso País”. 

 Juliana Brizola e Carlos Daudt Brizola, conhecido como Brizola Neto são netos de Trabalhista Leonel Brizola. Nas eleições de 2010, Juliana elegeu-se Deputada Estadual conquistando 61.305 votos, novamente a maior votação do partido. Durante a campanha Juliana apresentou um programa de governo baseado na educação, seguindo a linha política do avô. Já Brizola Neto em 2009 e 2010, integrou a lista do DIAP como um dos parlamentares mais atuantes do Brasil. Foi o relator do projeto que cria sistema de credenciamento de cursos de graduação, para evitar o demorado processo de reconhecimento de diplomas na área do Mercosul. 

Redação: Mirelli Lersch

terça-feira, 5 de junho de 2012

Vereador Feltrin participa de reuniões em Porto Alegre

Na ultima quinta-feira, 31, o vereador Roque Feltrin, PDT, cumpriu extensa agenda em Porto Alegre, buscando soluções para o Município e a população de São Borja. Na Secretaria Estadual de Obras Públicas esteve reunido com o Diretor de Irrigação do Estado, Paulo Paim, tratando dos encaminhamentos e próximos passos sobre o projeto da Barragem do Butuí, cuja obra quando implementada trará grande impacto para a região, auxiliando para diminuir os efeitos da estiagem na economia do município. 

Junto a Procergs, esteve reunido com o Diretor Técnico da empresa, Lino Kieling e o Gerente da Divisão de Telecomunicações, Flávio Arthur Leal Ferreira, discutindo a inclusão de São Borja no projeto de infovias do Estado do Rio Grande do Sul, possibilitando a cobertura por fibra óptica para transmissão de dados e telecomunicação e, por fim, em reunião com técnicos do Tribunal de Contas do Estado esteve acompanhando a tramitação do processo que está sendo preparado para julgamento pelos Conselheiros daquele órgão no qual está em discussão a efetivação dos servidores admitidos por concurso público há mais de 20 anos, em São Borja. 

Após esta série de encontros o Vereador Feltrin avalia como positivo sua visita aos três órgãos, já que no caso da Barragem do Butui, em breve deverá haver novidades positivas; com relação as infovias ficou definido que no início do segundo semestre ou até o final do ano será iniciado o processo de inclusão efetiva do Município na rede e em relação a situação dos servidores, há possibilidade de vir ser acolhida a tese apresentada pelo Vereador a qual busca a preservação e efetivação das contratações, admitindo-se o registro dos mesmos naquele órgão e com isso se encerrar definitivamente o processo.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Feltrin acompanha tramitação da Ficha Limpa no Senado

A Lei da Ficha Limpa está mais próxima de ser exigida também para as pessoas que ocupam cargo de confiança ou função comissionada no serviço público. Uma proposta de emenda à Constituição (PEC), que pretende estender a esse tipo de funcionário o rigor da nova lei, foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. 

Com isso, aqueles que forem considerados inelegíveis pela nova lei, também passam a ser considerados impedidos de assumir cargos em confiança. A PEC do senador Pedro Taques (PDT-MT) parte do princípio de que, nesses cargos, deve haver o mesmo princípio de moralidade exigido para quem pretende assumir cargos eletivos.

 Em São Borja a Lei da Ficha Limpa para os cargos de CC's já esta vigorando desde maio de 2011. De autoria do Vereador Roque Feltrin, a Lei nº 4.391, impossibilita pessoas que não se enquadram dentro dos princípios de moralidade e ética, a assumir cargos de CC's no Município, tanto no Poder Executivo, quanto no Legislativo. É necessário o ocupante dos cargos em comissão, antes da posse, e anualmente até o dia 30 de março de cada ano, firmar em forma de declaração por escrito, onde comprove não estar inserido nas hipóteses de vedação da referida Lei. 

No Senado a PEC foi considerada constitucional, mas ainda precisa ser aprovada no plenário da Casa, antes de seguir para a Câmara dos Deputados.

Redação: Mirelli Lersch

BR 472, São Borja – Porto Xavier em avaliação no DNIT

O Vereador Roque Feltrin, PDT, que vem trabalhando em prol do asfaltamento da BR 472, entre São Borja e Porto Xavier, recebeu, nesta semana, comunicado do prefeito Vilmar Kaiser de Porto Xavier, dando conta que a referida obra está em análise junto ao DNIT, incluído no PAS – Programa de Avaliação Socioeconômica do Governo Federal, que estabelece prioridade nos estudos de viabilidade que estão sendo realizados.

 De acordo com o Ofício nº153/2012, expedido pela Coordenação Geral de Planejamento e Programação de Investimentos – CGPLAN, a obra está em planejamento para ser licitado em momento futuro, aguardado a destinação de recursos. Feltrin vem organizando reuniões e Audiências Públicas em prol desta obra que será muito importante para o desenvolvimento da Fronteira Oeste, oportunizando acesso a Porto Xavier e ao futuro Complexo de Garabi, além de possibilitar o incremento turístico da região e facilitação do escoamento da produção agrícola. 

Redação: Mirelli Lersch

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Dia das Mães é tema de palestra

Na ultima sexta-feira, 11 de maio, o Vereador Roque Feltrin, do PDT, esteve na Escola Leôncio Silva Pereira Aquino, na comunidade de São Miguel, interior do Município, palestrando sobre a temática “Família”, com o foco na comemoração do Dia das Mães. Com a presença de alunos, professores e mães da localidade, a palestra tratou da importância da valorização das mães no âmbito familiar. 

Aproveitando a oportunidade, Feltrin também conversou com alguns moradores da comunidade, ouvindo revindicações, em especial, aquelas famílias ligadas a agricultura familiar. 

Redação: Mirelli Lersch 


Moção de Apelo foi encaminhada a Telebras

Aprovada na Sessão Ordinária do dia 08 de maio, a Moção de Apelo foi enviada a Telebras no sentido de sensibilizar o órgão para que seja expedida declaração de que São Borja está no plano de atendimento do Plano Nacional de Banda Larga ou pode ser atendido no ano de 2012, e a informação do custo da conexão por Mbps efetivo, que foi solicitada pelo Poder Executivo.

 O pedido tem o objetivo de agilizar o processo, pois esta declaração é necessária para que o Município participe do processo seletivo do Ministério das Comunicações (MC), por meio do EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA nº 001/2012-MC, que realizará a avaliação e seleção de municípios, para execução centralizada do Projeto Cidades Digitais, no âmbito do Programa Nacional de Banda Larga e do Projeto de Implantação e Manutenção das Cidades Digitais, de acordo com Portaria N.° 376 de 19 de agosto de 2011, e alterações posteriores, para instalação de uma rede metropolitana (infovia) baseada em fibra óptica, com a interligação de órgãos públicos locais e acesso público aos cidadãos em áreas específicas, de forma a propiciar, por meio da incorporação e difusão das tecnologias de informação e comunicação (TIC), o aumento da eficiência administrativa, a implantação de serviços públicos eletrônicos, especialmente na área social, e a disseminação do acesso à internet para a população por meio de iniciativas locais. 

Para Feltrin “isso fará que possamos ter concorrência na área telefônica, TV a cabo, diminuição no custo da internet e melhoria da qualidade e rapidez, inclusão digital entre outras vantagens”.

Redação: Mirelli Lersch

Feltrin destaca importante iniciativas em São Borja

O Vereador Roque Feltrin, do PDT, em seu pronunciamento durante a Sessão Ordinária desta terça-feira, 08, destacou diversos assuntos de interesse da comunidade São-borjense. Para ele a Semana da Cultura organizada todos os anos pela Câmara Municipal de Vereadores é uma grande oportunidade para inserção e integração de outros órgãos e entidades e, auxiliando no processo de disseminação da cultura além do âmbito da Câmara, possibilitando a inserção nos bairros, tornando o Município referência em educação e arte. Também foi salientando em seu pronunciamento a inauguração da Sala do Investidor, na Prefeitura Municipal. Os recursos são disponíveis aos empreendedores formais e informais do Município que desejam investir em seus negócios. 

Feltrin defendeu a ideia de que “o Município pode auxiliar os empreendedores subsidiando o pagamento dos juros como prêmio tomadores de empréstimos que estejam em dia com as prestações, que é de 0,5% ao mês, oportunizando assim, que estes alavanquem os seus negócios, oportunizando o desenvolvimento econômico do Município”.

Redação: Mirelli Lersch

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Feltrin solicita melhorias em diversas ruas de Município

Foram protocoladas esta semana, diversas indicações ao Poder Executivo, solicitando o calçamento de algumas ruas do município de São Borja. São as ruas General Hipolito, entre Leandro Aragon e Venâncio Aires, Tuiuti entre Venâncio Aires e Leandro Aragon, Leandro Aragon entre Tuiti e Campo Osório, Alberto Benevenuto entre Tiradentes e Saldanho Marinho, Cristóvão Colombo, entre Joaquim Nabuco Rua da República, Odorico Ayub entre Alberto Benevenuto e Brasil 500 anos e Mario Cortez entre Dom Pedro I em direção a Venâncio. 

Para Feltrin, estas solicitações são importantes pois “estas Ruas são vias de acesso entre as vilas do Município, algumas também passam em frente a Escola e Creches. Também é importante salientar que é dever da Administração Municipal proporcionar melhores condições a sua população, e o calçamento de uma rua é sinônimo de bem estar e valorização do imóvel”. 

Redação: Mirelli Lersch

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Aprovada por unanimidade Moção em favor da vida

Foi aprovada por unanimidade, na ultima reunião Ordinária do dia 24 de abril, pelos 10 Vereadores, a Moção de Apelo aos Senadores do País em defesa da vida e contra a legalização do aborto e da eutanásia no Brasil. De autoria do Vereador Roque Feltrin, do PDT, a Moção é em defesa da da vida, e contra a legalização do aborto e da eutanásia, assunto que está em discussão pela comissão nomeada pelo Senado com vistas a reforma do Código Penal do Brasil. É sabido que a ciência garante que algumas horas após a concepção já há comunicação do feto com o mundo externo através da mãe. Diante disso não há como negar a existência de vida cuja defesa deve ser garantida. 

“No lugar de se pensar em modificação da legislação permitindo a prática desse crime, deveríamos ampliar as discussões e esforços no sentido de aprimorarmos as políticas públicas de acompanhamento e fiscalização do pré-natal de todas as mulheres, em especial as de baixa renda, melhorando o sistema de saúde público e permitindo o avanço da educação, fazendo que a mesma chegue a todos os brasileiros”, declara Feltrin.

Feltrin acredita na importância de Garabi para São Borja

O vereador Roque Feltrin, do PDT, vem acompanhando as questões voltadas ao Complexo de Garabi e o asfaltamento da BR 472 - trecho entre São Borja e Porto Xavier. De acordo com o Feltrin, esta obra da BR 472 será de extrema importância para que o Município possa aproveitar, e também, ofertar condições à construção do Complexo de Garabi. Por iniciativa do vereador foram desenvolvidas várias atividades com o objetivo de apoiar estes empreendimentos e inserir o município de São Borja nas discussões. Para isso Feltrin realizou, na Câmara de Vereadores, audiência pública em conjunto com a Assembleia Legislativa, reuniu-se com o Dnit/RS, além de encontros com prefeito de Garruchos e presidente da Assembleia Legislativa do Estado. Também foram remetidos documentos ao governador Tarso Genro, pedindo intervenção e reunião com prefeitos e lideranças de municípios de Fronteira Oeste e Missões. 

Agora, a pedido do vereador, está sendo reativada a APESS, Associação de Produtores e Empresários de São Borja e Santo Tomé, presidida pelo empresário Ibrahim Mahumd que se comprometeu de coordenar ao trabalhos e procurar meios de viabilizar a inserção de São Borja nas discussões relativas ao complexo de Garabi, onde representações da comunidade poderão influenciar neste processo e com isso realizar o debate dos grandes temas que essa importante obra trará para toda a região, em especial o município de São Borja. 


quarta-feira, 25 de abril de 2012

Feltrin quer homenagem para Ovídio Baptista da Silva

O Vereador Roque Feltrin, do PDT, entregou esta semana uma solicitação, ao Presidente da Subsecção da OAB/São Borja, Dr. Nilton Koltermann, para que a denominação do prédio ou de alguma sala, auditório, etc., seja destinada a homenagear Ovídio Baptista da Silva. O São-borjense, falecido em 2009, foi Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande Do Sul, diplomado em 1954, Livre-Docente e Doutor em Direito no ano de 1977, Professor Titular de Direito Processual Civil na mesma Instituição. Autor e organizador de mais de 30 livros e de inúmeros artigos, fez do Processo Civil uma porta de entrada para uma reflexão crítica do Direito. Ovídio foi docente da Cadeira de Estudos de problemas Brasileiros na Faculdade de Filosofia e Letras de São Borja, Faculdade de Direito de Santo Ângelo, Faculdade de Direito de Cruz Alta, UFRGS, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Fundador e Professor dos Cursos de Especialização e Mestrado da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e Membro da Academia Brasileira de Direito Processual Civil (ABDPC), além disso, Ovídio foi prefeito de São Borja entre 1958 e 1959, aplicando aqui, a sua sabedoria e moralidade para governar um povo. 

 Feltrin destaca que “homenagear Ovídio é um dever da nossa Comunidade para com este filho da Terra que nos orgulhou com o seu trabalho e contribuição na área das Ciências Jurídicas e no campo político, sempre levando o nome da nossa Cidade”. Na oportunidade do Dr. Nilton Koltermann disse que a proposta é oportuna e será levada ao conhecimento da Subsecção para análise e possível atendimento.

Texto: Mirelli Lersch
Imagem: Mirelli Lersch 

terça-feira, 17 de abril de 2012

Feltrin articula a reativação da APESS


Aconteceu nesta segunda-feira, 16, uma reunião-almoço com lideranças brasileiras e argentinas com a finalidade de dar prosseguimento na reativação da APESS – Associação de Produtores e Empresários de São Borja e Santo Tomé. Participaram do encontro, além do Vereador Roque Feltrin, o Prefeito Municipal, Mariovane Weiss, o Presidente da Associação Acisb, Guaraci Orlando Pletsch, o Vice-Presidente da Fecomércio, Ibrahim Mahmud, o Vice-intendente da Municipalidad de Santo Tomé, Mariano Garay, o Concejal, Lucas Velasques, entre outras autoridades.

No encontro ficou definida a concordância dos representantes argentinos com a reativação da entidade binacional que será formalmente realizada em Santo Tomé no próximo dia 30, onde haverá a reativação da Comissão da entidade, com pessoas das duas cidades.

A entidade, que tem como presidente, Ibrahim Mahmud, nessa nova fase, terá como foco principal o acompanhamento das discussões relativas à construção do Complexo de Garabi, devendo buscar a inserção de ambos os Municípios, a fim de que os mesmos também possam usufruir do desenvolvimento que a Barragem ofertará a toda região. “Depois de todos estes anos, ter a APESS reativada para tratar de objetivos comuns as duas cidades será muito importante no desenvolvimento do projeto de construção da Barragem de Garabi e suas obras acessórias, processo este que resultará em grandes benefícios econômicos e sociais para São Borja”, destaca Feltrin.

Redação: Mirelli Lersch
Imagem: Mirelli Lersch

quarta-feira, 11 de abril de 2012

BR 472 e Garabi foram tema de reunião


Na manhã desta segunda-feira, 09, o Vereador Roque Feltrin, juntamente com o prefeito Mariovane Weis, o vice-prefeito Jefferson Olea Homrich, o vice-presidente da Fecomércio Ibrahim Mahmud, o presidente da Acisb Guaraci Pletsch e do Sindicato Rural Viriato Vargas, estiveram reunidos na Prefeitura com a finalidade de dar prosseguimento as discussões sobre a hidrelétrica de Garabi e a BR 472.

Entre as questões abordadas, ficou definido a reativação da Associação dos Produtores e Empresários de São Borja e Santo Tomé - APESS, instalada para reivindicar a Ponte Internacional, a partir de agora deverá articular os trabalhos em prol do asfaltamento da BR 472, trecho entre São Borja e Porto Xavier e da Hidrelétrica de Garabi.

Redação: Mirelli Lersch
Imagem: Carol Fornasier/Decom PMSB

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Vereador Feltrin comemora recebimento de permissão aos mototaxistas


Para o vereador Roque Feltrin, PDT, que acompanhou, na última segunda-feira, a entrega de outorga de permissão aos mototaxistas em São Borja, o momento representou a vitória de uma categoria que há muito vem buscando a conquista de seu espaço. Hoje são 29, podendo chegar a 70, chefes de famílias que passam a trabalhar com toda a tranquilidade diante do amparo da legislação que regulamentou o exercício dessa profissão. Em São Borja, foram muitos os caminhos percorridos, desde audiência pública na Câmara, reuniões, discussões com os vereadores e demais autoridades na busca de um formato que atendesse a realidade local.

Para o vereador Feltrin, que encampou a luta pela regulamentação do trabalho de mototaxistas desde o início de seu mandato “foi um momento importante, mais uma etapa cumprida. São profissionais que vão trabalhar com tranquilidade, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico de nosso município e merecem esse reconhecimento legal.” Na ocasião o prefeito Mariovane Weis, lembrou do trabalho pioneiro desenvolvido pelo ex-vereador Oneron da Rocha que buscou reunir os profissionais e encaminhá-los à formalidade.

quinta-feira, 29 de março de 2012

Vereador Roque Feltrin acredita que o empreendedorismo poderá mudar o perfil econômico de São Borja

O vereador Roque Feltrin defendeu, em seu ultimo pronunciamento durante o expediente na Câmara Municipal de Vereador ,maior incentivo às pessoas que possuem pequenos negócios. Para o vereador o desenvolvimento de uma cultura empreendedora, valorizando e incentivando, especialmente nos bairros, a criação de novas oportunidades de trabalho contribuirá para o desenvolvimento local e geração de emprego. Para ele, o nosso município, tem muitas pessoas com capacidade para desenvolver inúmeras atividades, precisando apenas de um incentivo ou oportunidade.

Os exemplos são muitos de pessoas que encontraram o caminho e hoje são empresários que geram emprego e renda e movimento a economia do município e ajudam na mudança tão necessária do perfil econômico de que precisamos, pois as micro e pequenas empresas são as que mais geram empregos em todo o país. Uma das possibilidades de incentivo a esses empresários referidas pelo Vereador é o programa de micro crédito, que está sendo instalado pela Prefeitura Municipal e que vai propiciar empréstimos subsidiados de até 15 mil reais, com prazo de até 24 meses para pagamento.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Projeto de casas populares é apresentado a Secretária de Planejamento


Na ultima sexta-feira, 16, a recém-formada em Arquitetura Karina Latosinski, esteve reunida com o Secretário de Planejamento de São Borja, Léo Tastch, para apresentar o seu Trabalho Final de Graduação, denominado “Diretrizes para habitação de interesse social em São Borja”. O projeto visa a construção de casas para a população de baixa renda, com adaptações climáticas especialmente aos moradores que são afetados pelas enchentes do Rio Uruguai.

As janelas, por exemplo, são em maior quantidade e mais altas para ocorrer o efeito chaminé, o calor sobe e passa para o lado de fora, sendo importante para a época do calor. Já para os meses de temperatura mais baixa, o projeto prevê as paredes construídas com materiais para ocorrer o efeito termoacumulador de calor, onde o sol esquenta, e o calor é liberado para dentro da casa.

O projeto, que prevê a construção de 95 habitações, foi apresentado a Prefeitura por intermédio do Vereador Roque Feltrin. “Achei este projeto de extrema importante para o Município, e com um custo baixo, oportunamente poderá ser aproveitado e aplicado para essa população que é afetada todos os anos pelas enchentes ocasionadas pelo Rio Uruguai”, destaca Feltrin.

Redação: Mirelli Lersch

segunda-feira, 19 de março de 2012

Prefeitura doará terreno a UNIPAMPA

Em resposta ao ofício nº 1015/2011GAP da Prefeitura Municipal, a Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA enviou resposta nesta sexta-feira ao Poder Executivo e ao Vereador Roque Feltrin, do PDT, aceitando a doação do terreno localizado ao lado do GIAMA, de aproximadamente 17ha, para a expansão do Campus São Borja.

Com está transação e a ampliação da estrutura física, que teve como intermediador o Vereador Feltrin, haverá a instalação de novos cursos de graduação e pós-graduação, o que contribuirá significativamente ao desenvolvimento econômico e social do Município, sendo também, um grande avanço nas tratativas sobre o Curso de Direito.

Redação: Mirelli Lersch

quinta-feira, 15 de março de 2012

Vereador Feltrin cumpre agenda em Porto Alegre


O vereador Roque Feltrin, do PDT, esteve na ultima quarta e quinta-feira, na capital do Estado reivindicando em favor da comunidade de São Borja. No Tribunal de Contas do Estado, reuniu-se com o auditor Marcelo Kuhn, que é o responsável pela elaboração do parecer final sobre o processo que trata do concurso público realizado entre os anos de 1989 e 1990 e que foi declarado nulo diante da constatação de fraude. O parecer ainda será apreciado pelos conselheiros do Tribunal. A solicitação do vereador foi no sentido de que seja validado o concurso e determinado o registro dos servidores naquele órgão. Os 57 concursados que ainda hoje trabalham na Prefeitura Municipal, receberam a ordem de exoneração do TCE.

Na Casa Civil, Feltrin encaminhou o manifesto elaborado na Audiência Pública sobre a proibição da Pesca do Dourado, que aconteceu em São Borja, no dia 02 de março. Na oportunidade o vereador solicitou ao Governo que determine agilidade nos estudos referentes a Pesca do Dourado e Surubim.

Na Secretaria de Obras, com o Secretário Luiz Carlos Busato, Feltrin reiterou solicitação de retomada das iniciativas para a execução da Barragem do Butuí, entre os municípios de São Borja, Maçambará e Itaqui. Em resposta imediata o Secretário Busato, informou ao Vereador de um plano de irrigação que será aplicado no Estado em 2012, e garantiu ao parlamentar São-borjense, que o projeto da Barragem do Butuí será incluso no projeto.

Redação: Mirelli Lersch

Feltrin encaminha solicitação da Liga Feminina de Combate ao Câncer

Em recente viagem a Porto Alegre-RS, o Vereador Roque Feltrin, do PDT, esteve com o Deputado Diógenes Basegio, também do PDT, entregando um ofício da Liga Feminina de Combate ao Câncer de São Borja. Em novembro, quando o Deputado esteve em São Borja, realizando uma Audiência Pública sobre o Câncer de Mama, ele teve a oportunidade de conhecer o excelente trabalho desenvolvido pela entidade em São Borja, e se disponibilizou a auxiliar a Liga em algumas questões.

No ofício a Liga solicita apoio do Deputado para diversas questões, como a ampliação do espaço ou até mesmo auxílio na aquisição de um local próprio para a liga, pois falta local para o atendimento psicológico, por exemplo, tendo que ser realizado somente a tarde, quando a sala fica disponível.

Redação: Mirelli Lersch

ATI em Nhú-Porã será instalada na Praça da vila

Uma das futuras Academias da Terceira Idade - ATI que estão em fase de aquisição pelo Município será instalada em Nhú-Porã, de acordo com resposta recebida pelo vereador Roque Feltrin a seu requerimento requerimento enviado ao Poder Executivo, de autoria do Vereador Roque Feltrin, do PDT, será instalada na Praça João Paulo II.

O pedido do Vereador Feltrin, tem como objetivo atender a uma demanda a comunidade, em tornar a Praça João Paulo II um local de referência para os moradores.

Redação: Mirelli Lersch

Feltrin recebe resposta do Governo do Estado sobre solicitações

Em resposta ao ofício entregue ao Governado do Estado, na descentralização em Santa Rosa, no dia 30 de janeiro, onde o Vereador solicitava maior agilidade na liberação dos projetos de licenciamento ambiental em estudo na Fepam – Fundação Estadual de Proteção Ambiental, o Gabinete do Governador enviou ofício comunicando que a mesma já está autorizada a contratar emergencialmente profissionais para atender a demanda de liberações, que estão em atraso em todo o Estado.

Cabe ressaltar que a demora de até quatro anos para liberação de uma licença ambiental tem causado inúmeros transtornos à economia do município, em especial aos produtores rurais que têm atrasados projetos de investimentos no campo e sofrem perdas com as estiagens.

Redação: Mirelli Lersch

segunda-feira, 12 de março de 2012

Vereador Feltrin organização Sessão Especial para o lançamento da CF 2012

Será realizada no dia 13 de março, a partir das 15 horas, na Câmara de Vereadores uma Sessão Especial para o lançamento da Campanha da Fraternidade 2012, que este ano tem por tema “Fraternidade e Saúde Pública”.

O Vereador Roque Feltrin entendendo que desde 1964 a Igreja Católica realiza a Campanha da Fraternidade com o objetivo de despertar a solidariedade de seus fiéis e toda a sociedade em relação a um problema que abrange a nação, protocolou o pedido na casa e este foi aprovado.

De acordo com o vereador, a população passa por muitas dificuldades em relação à saúde pública e necessita de serviços dignos e de qualidade, e uma sessão especial para lançar a Campanha da Fraternidade desde ano, tratando de um assunto tão necessário é extremamente importante para o nosso município.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Audiência Pública debate futuro do Centro de Formação Tereza Verzeri

Na próxima segunda-feira, dia 12 de março, será realizada uma Audiência Pública a partir às 14 horas, na CMVSB, com a finalidade de tratar sobre as atuais condições do Centro de Formação Tereza Verzeri.

O Vereador Roque Feltrin solicitou a Audiência Pública devido à entidade ser uma organização filantrópica que sobrevive de doações de pessoas e empresas do Município. Por este motivo, atualmente a instituição esta passando por uma difícil situação financeira.

O Centro de Formação Tereza Verzeri atua a mais de 75 anos em São Borja, educando e conscientizando crianças e jovens, meninos e meninas. Atualmente são mais de 150 crianças atendidas diariamente, no turno inverso a escola, recebendo assistência social, psicológica, nutricional e pedagógica.

O Centro de Formação Tereza Verzeri tem se destacado por ser uma instituição de referência em educação de qualidade aos jovens são-borjenses, auxiliando significativamente na formação moral das crianças. Deste modo, o vereador entende que deve ser feito o possível para manter em atividade a instituição, pois a mesma exerce um importante papel social e educativo nas crianças e jovens da cidade.

Audiência para liberação da Pesca do Dourado resultará em formação de Comissão Representativa



A audiência Pública que aconteceu na manhã de sexta-feira, dia 02 de março, para debater a proibição da pesca do Dourado e Surubi, irá resultar em uma Comissão Representativa, que tem por objetivo discutir e buscar soluções para a comunidade de pescadores da Região.

A Comissão será formada por dois vereadores de cada cidade da região, a serem designados e indicados nas suas respectivas Câmaras, por um representante do Poder Executivo dos municípios e representantes dos pescadores. A intenção da Comissão é formalizar reivindicações aos órgãos competentes e ter uma maior representatividade em relação a essas instituições.

Também, foi discutida a demora do repasso do subsídio para os pescadores, que param suas atividades na época da Piracema (Período de Reprodução dos Peixes), e da possibilidade do Governo nas instâncias estaduais e federais de amparar com um maior auxílio a comunidade de pescadores. Vários pescadores da região se pronunciaram na audiência, em relação à dificuldade que estão enfrentando de praticarem suas atividades e muitos dizem temer o futuro da categoria, afirmam que se o Governo continuar com essas restrições, muitos pescadores irão passar fome e prevêem o fim da atividade.

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

O vereador Roque Feltrin organiza Audiência Pública para Pescadores

O Vereador Roque Feltrin (PDT) convoca a comunidade em geral para uma Audiência Pública, no dia 02 de março, a partir das 9 h 30 min, na Câmara de Vereadores de São Borja, com a finalidade de tratar sobre a proibição da Pesca do Dourado na Bacia do Rio Uruguai.

Na solenidade serão levantadas as dúvidas e questionamentos dos pescadores em relação à atividade de Pesca da espécie. A pesca e o comércio do peixe estão proibidos desde 2002, quando houve ameaça de extinção da espécie. O Vereador pretende reunir na Audiência Pública tanto pescadores esportivos, como pescadores profissionais, que dependem da atividade para sobreviverem.

A questão a ser debatida, é o aumento significativo do Dourado e a redução de outras espécies como Piava e outros peixes menores, os quais o Dourado é o maior predador e responsável pela redução significativa de cardumes.

Deste modo, a organização de uma Audiência Pública com a participação de integrantes do Ministério da Pesca, Fundação Zoobotânica, Secretaria estadual Cooperativismo, Federação Gaúcha dos Pescadores, Secretaria da Casa Civil do Governo do estado e Ibama, possibilitará a discussão e o esclarecimento de eventuais questionamentos e a possível liberação da pesca do Dourado no Rio Uruguai.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Vereador Feltrin pede apoia a FAMURS para a construção de cisternas em São Borja

O vereador Roque Feltrin, do PDT, protocolou esta semana, uma indicação que deve ser encaminhada a Famurs – Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul, solicitando apoio desta entidade no sentido de questionar junto a Fundação Banco do Brasil e MDS a inclusão da região fronteira oeste no Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Água - Água para Todos, instituído pelo Decreto 7.535, de 26.07.2011 e faz parte do Plano Brasil sem Miséria.

O Programa tem como meta a promoção do acesso à água potável, para consumo humano e para a produção agrícola e alimentar. Uma das principais ações previstas é a reaplicação da Tecnologia Social Cisterna de Placas, construída para armazenar águas pluviais. A região da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, apesar de localizar-se no Estado com grandes avanços tecnológicos, enfrenta condições climáticas rigorosas, com incidência de estiagem e seca repetidas.

“Daí que, considerando o quadro, absorve a meta de promover o acesso à água potável para consumo humano e para a produção agrícola e alimentar. Nesse sentido a implantação de cisternas viria ao encontro das necessidades da população da nossa região”, destaca Feltrin.

Redação: Mirelli Lersch

Vereador Roque Feltrin convoca votação para reposição salarial dos funcionários municipais.

O vereador Roque Feltrin, do PDT, Presidente em Exercício da Câmara de Vereadores de São Borja, a partir desta sexta-feira, 17, convocou os demais Vereadores para uma Sessão Extraordinária, ocorrida 23 de fevereiro, logo após o encerramento da Sessão Ordinária para votação dos Projetos de Lei nº 033/2012 e 034/2012. O primeiro “concede reposição salarial aos Servidores Públicos do Poder Executivo” e o segundo “autoriza o Poder Executivo Municipal a conceder aos Servidores Públicos Municipais Estatuários Inativos e Pensionistas, abono remuneratório”.

A reposição salarial será de 12,85% aos Servidores Públicos, e o abono será de mil reais, para os pensionistas que tem vencimentos até 2 mil reais. Os projetos foram discutidos e votados nesta quinta-feira, 23, e passarão a valer a partir de março de 2012. “Mesmo com a validade para março, os projetos serão votados na semana que vem para tranquilizar e garantir estes benefícios aos servidores públicos”, destaca Feltrin. Ambos os projetos foram aprovados na Sessão.

Redação: Mirelli Lersch

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Vereador Feltrin quer que Prefeitura Participe do Projeto “Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia”

O vereador Roque Feltrin, do PDT, encaminhou indicação para que a Prefeitura Municipal proceda a inscrição do Município de São Borja no projeto “Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia”, da Fundação Nacional do Desenvolvimento da Educação - FNDE. O projeto fará a formação de agentes multiplicadores para implantação de hortas escolares visando a dinamização da alimentação escolar no espaço educativo a partir da gastronomia e sustentabilidade. O município deverá indicar um nutricionista, um coordenador da alimentação escolar, um coordenador pedagógico, um representante do Conselho de Alimentação Escolar e um coordenador local da área de agricultura e/ou meio ambiente, que receberão formação de agentes multiplicadores.

Entre os benefícios do projeto é possível destacar o favorecimento da mudança do hábito alimentar dos escolares, respeito e valorização à diversidade cultural e às preferências alimentares locais do município e região que se encontra; melhoria da qualidade de vida da comunidade escolar e no município como um todo. Para Feltrin “ nosso município, eminentemente agrícola, tem escolas com todas as condições de implantar o sistema de hortas proposto pela Fundação, além de trazer grandes benefícios a nossa comunidade”.

Redação: Mirelli Lersch

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Vereador Roque Feltrin participa de interiorização do Governo em Santa Rosa


Na interiorização do Governo do Estado, que ocorreu nesta segunda-feira, 30, em Santa Rosa, o Vereador Roque Feltrin, do PDT, esteve presente para entregar ao Governador Tarso Genro reivindicações do município de São Borja.

Feltrin solicitou ao Governador mais rapidez nas liberações das licenças ambientais da Fepam, unidade Alegrete. A demora de até quatro anos para liberação de uma licença ambiental tem causado inúmeros transtornos à economia do município, em especial aos produtores rurais que têm atrasados projetos de investimentos no campo e sofrem perdas com as estiagens.

Outro pedido foi no sentido de que o Governo do Estado retome a discussão sobre a construção da barragem sobre o leito do Rio Butuí entre os municípios de São Borja, Itaqui e Maçambará, onde todos os estudos técnicos foram concluídos. Com a barragem será possível diminuir os efeitos da seca sobre a lavoura, evitando-se perdas aos produtores. Para Feltrin, esta obra é de extrema importância para o Município, pois "diante das constantes secas que afetam a região, a retomada do projeto é uma necessidade urgente, a fim de diminuir os efeitos da falta de chuva sobre a economia da região". O documento teve assinatura de várias entidades representativas do Município, como o Sindicato Rural, a Associação dos Arrozeiros e o Corede.

Texto e fotos: Mirelli Lersch

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Feltrin realiza reunião com representantes de Piquetes do Município


Nesta segunda-feira, 23, o vereador Roque Feltrin, juntamente com o Secretário de Planejamento Léo Tastch, estiveram reunidos com representantes de 12 Piquetes do Município para iniciar as tratativas de regularização destas entidades no novo Plano Diretor. A reunião foi no Piquete Marca de Casco, no Bairro do Passo.

A reunião foi uma conversa inicial na qual o Vereador Feltrin e o Secretário Léo puderam ouvir e fazer uma pré-definição, juntamente com os representantes, do que é um Piquete, qual a sua estrutura e sua função na sociedade. A partir dessas definições, haverá um outra reunião com a presença dos órgãos responsáveis pela fiscalização e autorizações de funcionamento para definir das regras para a existência e regularização dos mesmos.

José Flores dos Santos, representante do Piquete Gildo de Freitas acredita que a regularização dos Piquetes é importante pois “é o local onde a parte tradicionalista humilde se reúne para cultivar a tradição. É importante termos o Plano para que possamos nos organizar e funcionar corretamente, sem prejudicar ninguém”. Feltrin destaca que “ a regularização dos Piquetes é importante, pois vai proporcionar a estas entidades a possibilidade de funcionarem de acordo com as leis, sem correr o risco de ter suas atividades interrompidas".

Redação e Imagem: Mirelli Lersch

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Lei sobre o uso sacolas plásticas no comércio entrará em vigor este ano

O vereador Roque Feltrin, do PDT, solicitou ao Poder executivo Municipal, a realização de campanha de informação e conscientização de comerciantes e população em geral, do Município sobre a lei nº 4.081/09, que entrará em vigor em agosto deste ano, 03 anos após a sua publicação. A Lei dispõe sobre o uso de embalagens biodegradáveis e/ou retornáveis para acondicionamento de produtos e mercadorias a serem utilizadas nos estabelecimentos comerciais no âmbito do Município de São Borja.

De acordo com a lei, são consideradas embalagens biodegradáveis aquelas que degradam ou desintegram por oxidação em fragmentos em um período de tempo de até 18 meses, apresentam como único resultados de biodegradação CO2, água e biomassa, além de não apresentarem qualquer resquício de toxicidade e danos ao meio ambiente. Já as sacolas retornáveis, de acordo com a lei, devem ter capacidade para transportar no máximo 05 kg, garantir a reutilização futura, além de, também, não apresentar nenhum resquício de toxidade e ser danosas ao meio ambiente.

“Uma ampla campanha de divulgação e esclarecimento fará com que a população e os comerciantes compreendam a necessidade de adotarem novas práticas, como previstas pela lei, contribuindo cada vez mais para que tenhamos um ambiente saudável, menos poluído, já que as tradicionais sacolas plásticas levam mais de 400 anos para se decompor”, destaca Feltrin.

Redação: Mirelli Lersch

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Discurso na integra, da Sessão Solene Homenagem a Leonel Brizola

Senhoras e senhores:

Noventa anos! Sim, noventa anos, completam-se hoje, desde o dia em que o piá lá da localidade de Cruzinha, interior de Carazinho veio ao mundo. Ninguém podia imaginar que aquele menino que vindo com o sopro da revolução de 1923, poderia chegar tão longe. Talvez, no olhar de sua mãe a esperança de escapar à brutalidade da lança e do ódio disseminado pelas divergências políticas e, no futuro, ser um bom pai de família.

Para seu Pai, o pequeno Itagiba que mais tarde renunciou seu nome para ser Leonel, seria mais um defensor, guerreiro, lutador e, acima de tudo, um revolucionário, capaz de empunhar a lança na luta entre chimangos e maragatos.

O tempo se encarregou de moldar o caráter daquele menino que nasceu Itagiba, mas preferiu ser chamado de Leonel, para décadas depois ser conhecido como Leonel Brizola e por fim ficar na história como simplesmente “Brizola”.

E este Brizola que conheceu as letras aos 13 anos, tinha em sua lembrança a morte de seu pai, tropeiro ligado ao Partido Libertador, metido nos entreveros da revolução de 1923, que, a mando de Borges de Medeiros, foi assassinado quando a paz entre chimangos e maragatos estava selada, levando-o oitenta anos depois exclamar:

“Que loucura! Que injustiça! A paz já estava feita. Meu pai voltava para casa já desmobilizado. Que maldade!

Talvez esse fato tenha lhe dado a coragem necessária para se tornar um arauto no modo de fazer política e defender seus ideais. Sua fé, seu otimismo e sua perseverança o transformaram num dos políticos mais combativos e idealistas de todos os tempos, tornando-se respeitado e admirado em todos os lugares por onde passava, tanto no Brasil quanto no exterior. Em alguns lugares, como São Borja, criou-se um verdadeiro culto à Brizola.
De todos os cargos que ocupou na política, faltou-lhe apenas subir a rampa do Planalto. Mesmo assim foi um árduo defensor das conquistas do trabalhismo conseguidas por Getúlio Vargas. Um político diferente, patriota e nacionalista com o desejo permanente de transformar o Brasil em uma grande nação.

Sua maior bandeira foi a educação. Como prefeito de Porto Alegre reformou e construiu dezenas de escolas. Como governador implantou mais de 6 mil escolas. Fez a primeira reforma agrária do Estado, encampou a CEEE e a CRT, viabilizou a criação do BRDE, entre outra imensa lista de obras em todo o Rio Grande. No Rio de Janeiro, construiu centenas de escolas de turno integral e tornou o carnaval daquele estado conhecido além das fronteiras do país.

Sua maior força era a palavra, mas não olvidou em empunhar armas para defender a legalidade e os interesses nacionais. Assim foi no episódio da posse de Jango na presidência. Sozinho, conclamou aos cidadãos do Rio Grande à luta, fazendo a maior mobilização popular a que se tem notícia na história e enfrentou o Exército, a Marinha e a Aeronáutica. Foi um feito épico, único, singular. Somente Brizola, com sua força, coragem e determinação e o senso de justiça aprendidos ainda lá na localidade de Cruzinha, a cada dia mais vivo a circular pelas suas veias seria capaz de tamanha aventura.

E Brizola Venceu!

Venceu e levou Jango à presidência. Seus adversários sentiram o golpe e se reorganizaram, tomando o poder três anos mais tarde, iniciando-se a grande noite que engoliria a frágil democracia brasileira.

O menino de Cruzinha, já um estadista, caiu convicto de seus ideais, jamais abandou ou mudou sua linha de conduta. Foi exilado e, mesmo à distância, tinha influência sobre os acontecimentos políticos de nosso Estado. Permaneceu como um dos principais líderes latino-americano. Foi perseguido, mudou de lugar algumas vezes, voltou.

Não apenas voltou como retomou seu lugar, num país destroçado no caráter e na moral de seu povo após tantos anos sob o comando das baionetas.

Mesmo com o golpe da perda da sigla do PTB, realinhou as forças trabalhistas.
Consumado o “esbulho” da sigla; olhos marejados, Brizola rasga o papel em que havia escrito o nome do PTB que ajudara a fundar e que militava havia 43 anos e, com voz embargada, sentencia: “eles destruíram o PTB, mas não irão nos calar”.

E calar, Brizola não sabia. Isso era tônica em sua vida. Enfrentou momentos agudos da política nacional, sem jamais temer ou se curvar àquilo que não refletisse suas convicções. Foi assim ao longo de sua história. Não se calou ante o golpe de 61. No exilio se mantinha ativo. Retornou e não se calou em momento algum tendo, inclusive, enfrentado as Organizações Globo, denunciando abusos e tentativas de golpe orquestradas pela empresa. Prosseguiu com seus “tijolaços”, sempre se posicionando contra os desmandos políticos de nosso país, tendo publicado seu último texto no dia 06 de maio de 2004, com o título “epitáfio da esperança”, posicionando-se contra o salário mínimo de R$ 260,00 proposto pelo governo Lula.

E por não se calar, Brizola venceu grupos poderosos, elegendo-se governador do Estado do Rio de Janeiro por duas vezes.

Muitos queriam a morte de Brizola. Já no segundo dia após seu retorno em 1976, em Porto Alegre, recebeu um panfleto apócrifo o convidando para o sepultamento de Leonel Brizola, tendo alguns meses depois, em seu apartamento no Rio de Janeiro, enrolado em alguns papéis encontrado uma bomba, do mesmo tipo que, posteriormente, matou a secretária da OAB.

Mas o certo é que a morte de Brizola, tão esperada, tão desejada tantas vezes, por tantos adversários não viria, nem tão cedo.

Ela veio anos depois, não do jeito desejado pelos seus adversários, mas de forma natural. Foi-se o homem, ficou seu legado.

Em uma entrevista concedida em 1995, BRIZOLA, assim se referiu ao sonho que o movia :

“o sonho de soberania, desenvolvimento e justiça social. É este sonho, esta luta que eles jamais conseguirão destruir. Eu sobrevivo politicamente porque faço parte desta herança. Por isso, tenho sido como uma planta do deserto, que se mantém com o orvalho e renasce às primeiras gotas de chuva, graças às suas raízes profundas. Muitos, com mais qualidades pessoais e talentos políticos que eu, desapareceram da vida nacional porque se afastaram ou renegaram este caminho brasileiro para o socialismo”.

Diante da história de um homem vigoroso em suas palavras, reto em sua conduta e firme nas suas posições que sabia manejar os meandros da política como poucos, resta-nos apenas honrar a história desse velho leão da política brasileira, um apaixonado, polêmico e inconformista, sempre ao lado dos trabalhadores, e reafirmar sua despedida feita em 1961, durante a legalidade, quando se dirigiu ao povo dizendo:

“Adeus meu Rio Grande querido, pode ser este realmente nosso adeus. Mas aqui estaremos para cumprir com nosso dever”.

Hoje, 50 anos após essa despedida, podemos afirmar:

- Estamos aqui para cumprir com o nosso dever !

Vereador Feltrin presta homenagem a Brizola

Na manhã deste domingo, dia 22, foi realizada uma Sessão Solene homenagem ao Ex-Governador Leonel de Moura Brizola, na Câmara Municipal de Vereadores, pela passagem dos 90 anos de nascimento do Líder Trabalhista.

O vereador Roque Feltrin, atual Líder da Bancada do Partido Democrático Trabalhista, PDT, na Câmara de Vereadores de São Borja, fez o discurso de homenagem. Em seu discurso, Feltrin definiu Brizola como “um político diferente, patriota e nacionalista com o desejo permanente de transformar o Brasil em uma grande nação. Sua maior bandeira foi a educação. Enfrentou momentos agudos da política nacional, sem jamais temer ou se curvar àquilo que não refletisse suas convicções. Foi assim ao longo de sua história”.

Ao final da Sessão, representando o Poder Legislativo, acompanhando de outros Membro do PDT, da Juventude Trabalhista e de autoridades municipais, o Vereador Feltrin foi ao Cemitério Municipal levar flores ao túmulo da Família Brizola.

Redação: Mirelli Lersch
Imagem: Mirelli Lersch

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Feltrin participa de reunião sobre Corredor do Mercosul


O vereador Roque Feltrin, do PDT, participou nesta quarta-feira,11, em Rio Grande, de reunião com o prefeito da cidade, Fábio Branco, buscando a integração daquele município no projeto denominado "Corredor do Mercosul". O projeto coordenado pelo ex-vereador João Manoel Bicca, fará a integração efetiva de 45 municípios gaúchos e disponibilizará a ligação de transporte entre os países do Mercosul, em especial, possibilitando o intercambio comercial com o Paraguai e a Bolívia pela Ponte da Integração e o Porto de Rio Grande através de ligação rodoferroviária, diminuindo custos de exportação pela utilização da nova rota de transporte. O projeto prevê o aproveitamento da estrutura de estocagem da Cesa de São Luiz Gonzaga e outras unidades em vários municípios do Estado.

Com a efetivação da nova alternativa de transporte do Mercosul, a exportação de grãos do Paraguai e da Bolívia deverá ingressar pela ponte internacional São Borja – Santo Tomé, dando incremento significativo no fluxo de caminhões e na economia do município.

Participaram da reunião, Guaraci Pletsch, presidente da Acisb, Elbio Flores, coordenador da Famurs e lideranças políticas de cidades que fazem parte do Corredor do Mercosul. A comitiva teve, também, encontros com Dirceu Silva Lopes, Diretor superintendente do Porto de Rio Grande e com a direção da Termasa, empresa que atua no ramo de exportação, com a finalidade de buscar engajamento dos mesmos ao projeto.

O vereador Feltrin destaca que o "trabalho desenvolvido já há alguns anos por Bicca conta com apoio de mais de 45 municípios que serão beneficiados e agora busca a sensibilização das autoridades governamentais a fim de abreviar a discussão e implantação do mesmo. De acordo com ele deverá acontecer, em fevereiro, reunião em São Borja para apresentação do mesmo às lideranças locais e do município de Santo Tomé".

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Vereador Feltrin assume Secretária da Mesa Diretora da Câmara

O vereador Roque Feltrin, do PDT, assumiu no dia 01, domingo, como novo Secretário da Mesa Diretora 2012, da Câmara Municipal de Vereadores de São Borja. A escolha foi feita em eleição, entre os 10 vereadores, ocorrida no dia 20 de dezembro de 2011.

As principais funções do Secretário são: auxiliar nas leituras realizadas durantes as Sessões Ordinárias e Extraordinárias da Câmara de Vereadores, organizar a pauta do Ordem do Dia, substituir o Vice-Presidente nas faltas ou impedimentos, redigir o organizar as atas das reuniões, inspecionar os serviços da Secretária da Casa, entre outros.

17ª SEMANA INTERAMERICANA DA ÁGUA, 10ª SEMANA ESTADUAL DA ÁGUA E 1ª SEMANA MUNICIPAL DA ÁGUA