quinta-feira, 29 de julho de 2010

UPAS SE TORNA REALIDADE

O vereador Roque Feltrin (PDT) encaminhou, à Prefeitura de São Borja, um documento que defende a participação do município no programa do Ministério da Saúde, o qual fornece uma verba para a instalação de Unidades de Pronto-Atendimento (UPA) 24 horas.

Baseado na Política Nacional de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde, o programa UPA 24 horas trata-se da construção de unidades não hospitalares que funcionam durante todo o dia. Nessas Unidades de Pronto-Atendimento é oferecido o primeiro nível de assistência médica e são responsáveis pela transferência de pacientes, que exijam maiores cuidados, para hospitais. De acordo com o Ministério da Saúde, a UPA é uma unidade de saúde intermediária entre o posto convencional e o hospital.

No Rio Grande do Sul,14 cidades já foram habilitadas para receber essas unidades de saúde. O Ministério da Saúde anunciou a construção de mais 16 unidades, ainda esse ano, no Estado. Com o anúncio feito pelo Ministério, o Vereador Feltrin defende a habilitação de são Borja para receber os investimentos do Governo Federal direcionados a construção da UPA.

Com o apoio do vereador Feltrin, o projeto de lei que habilita São Borja para receber uma das Unidades de Saúde foi aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores. O município vai receber uma verba de R$ 1 milhão para investir na instalação da unidade.

Veja na integra encaminhamentos feitos pelo vereador:

Indicação nº 09-655
Parte 1 Parte 2

Ofício nº 777-2009 de 17Ago2009 (Resposta do Poder Executivo)

Oficio nº 056-2009/Gab-RF de 25Ago2009 (Ministério da Saúde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião ela é muito importante para nós!

17ª SEMANA INTERAMERICANA DA ÁGUA, 10ª SEMANA ESTADUAL DA ÁGUA E 1ª SEMANA MUNICIPAL DA ÁGUA