O presidente da Câmara de Vereadores, Roque Feltrin, participou na terça-feira (02/07), da 2ª Reunião Geral do Seminário Rumos de São Borja. O encontro aconteceu no Parque de Exposições Serafim Dornelles Vargas e contou com a presença do presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL) e do Sebrae/RS, Vitor Koch, do Superintendente do Sebrae/RS, Léo Heinszenreder, e de diversas autoridades e empresários dos município.
O Projeto Rumos de São Borja é responsável por ações de desenvolvimento local, através da mobilização de três grupos de trabalho: ambiente e agronegócios; educação e turismo e logística, comércio e serviços. Durante a reunião geral foi discutida a efetivação do primeiro projeto do GT Logística e Comércio. Também foram apresentados os projetos iniciais dos outros dois GT’s, que vão desde o incentivo a irrigação para a agropecuária até o abaixo-assinado que defende a instalação do Museu Missioneiro na atual sede do Banrisul.
São prioridades do Rumos, ações como o desenvolvimento da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), do curso de direito na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), a ampliação da BR 472 ligando São Borja à Garruchos e a construção das Barragem de Garabi e do Rio Butuí.
O grupo pretende que a cidade seja um polo logístico do Mercosul com excelência na educação, cultura e no agronegócio.
Durante o encontro foi formalizada a implantação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa no município e a atuação dos Agentes de Desenvolvimento locais, que terão como principal função auxiliar os empreendedores nos processos para abertura e fechamento de empresas. Na oportunidade foi entregue a certificação e o selo que confirmam a implantação da LGMPE em São Borja.
O presidente do Legislativo, Roque Feltrin, considera importante participar das discussões do Rumos de São Borja, uma vez que esse seminário discute perspectivas de crescimento do município, através de ações paralelas com resultados a curto, médio e longo prazo. Ele acredita que a união de esforços pode ampliar o desenvolvimento social e econômico da cidade.
Feltrin afirma que a Câmara de Vereadores deve estar sempre atuante nas questões que objetivam um futuro melhor para São Borja e destacou que o turismo pode ser um gerador de desenvolvimento.
Nesse sentido, o parlamentar apresentou o trabalho do grupo estratégico de educação, cultura e turismo, que é responsável pela elaboração de um abaixo-assinado para a destinação do prédio do Banrisul, na esquina da Praça XV de Novembro no centro da cidade, para a instalação de um Museu Missioneiro. Já foram coletadas cerca de 3 mil assinaturas e agora, o documento encontra-se em fase final de elaboração. Posteriormente, ele será encaminhado ao Governo do Estado.
Redação e Imagens:
Assessoria de Imprensa CMVSB
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua opinião ela é muito importante para nós!