O projeto de lei originado de proposição do Vereador Roque Feltrin foi aprovado pela Câmara Municipal em sessão realizada terça-feira passada, dia 16 de novembro. O projeto, que visa o melhoramento genético do rebanho como forma de qualificar a produção leiteira, passa pelos trâmites finais e aguarda sanção do Prefeito.
A nova lei prevê subsídios para até 20 doses anuais, para agricultores familiares, qualificados no PRONAF. A inseminação artificial será feita com sêmen certificado oriundos de touros provados para o melhoramento genético do rebanho, visando o aumento da produção leiteira. O projeto é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Rural, que irá coordenar e gerenciar a inseminação.
Com a aprovação da lei será possível aumentar a produção de leite no município com o melhor aproveitamento de reprodutores de alta qualidade. Haverá maior controle de doenças transmitidas pela reprodução de animais, além da redução de problemas no parto e da ampliação do programa municipal de prevenção à Tuberculose e à Brucelose, já que será obrigatória a vacinação do gado a ser inseminado.
O vereador Feltrin buscou orientações com profissionais da pecuária para a elaboração do projeto. Tanto a Emater como veterinários e produtores rurais participaram do levantamento feito por Roque Feltrin. É importante para a produção de leite do município que projetos como este sejam aprovados. A inseminação artificial é uma das medidas necessárias para qualificar o rebanho leiteiro, sendo entre as exigências, a qualificação no PRONAF.
Redação: Tâmela Grafolin
Veja na integra o Projeto de Lei aprovado:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua opinião ela é muito importante para nós!