sexta-feira, 12 de novembro de 2010

VEREADOR FELTRIN ORGANIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA COM DEFESA CIVIL SOBRE ESTIAGEM

Ocorreu na manhã da última terça-feira, dia 9 de novembro, uma audiência pública no plenário da Câmara de Vereadores, onde representantes da Defesa Civil do estado conscientizaram a população de São Borja sobre os problemas de estiagem enfrentados pelo município. O responsável pela realização da audiência foi o presidente da Comissão de Políticas Públicas da Câmara e vereador, Roque Feltrin.

Feltrin foi o mediador do encontro que contou com a participação do Subchefe Estadual de Defesa Civil do Rio Grande do Sul, Major Aurivan Chiocheta e do representante da Defesa Civil regional, Adeildo de Matos. O Major Chiocheta apresentou para o público, que esteve na audiência, a realidade de São Borja, que por fazer parte da região dos pampas, possui o clima típico da região onde períodos de estiagem são normais.

O subchefe da Defesa Civil ainda salientou que as soluções esperadas pela maioria das pessoas nem sempre são viáveis. De acordo com técnicos da Defesa Civil, uma das únicas maneiras de não obter prejuízos com as estiagens é a preparação estrutural através da concepção de mecanismos de enfrentamento, como o armazenamento de água durante o período de chuvas. Outro mecanismo apontado foi a criação de um Fundo Municipal para arcar com os prejuízos causados pelas catástrofes naturais. O vereador Feltrin sugeriu, há algumas semanas, que a prefeitura criasse esse Fundo, atitude que foi elogiada pelo subchefe da Defesa Civil do Estado.

A população teve seus representantes na audiência pública, principalmente os pequenos agricultores, um dos grupos que mais sofrem com as estiagens. Eles participaram do evento fazendo perguntas e apontando soluções, assim como o vereador Roque Feltrin que questionou quais atitudes os poderes legislativo e executivo poderiam tomar em prol da população da cidade. Além disso, Feltrin destacou a importância de São Borja se preparar estrutural e financeiramente para os períodos de estiagem, que afetam de forma direta a economia do município.

Redação: Tâmela Grafolin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião ela é muito importante para nós!

17ª SEMANA INTERAMERICANA DA ÁGUA, 10ª SEMANA ESTADUAL DA ÁGUA E 1ª SEMANA MUNICIPAL DA ÁGUA