terça-feira, 30 de agosto de 2011

Reunião com representantes de vários Municípios discute asfaltamento da BR 472


Nesta sexta-feira, 26, realizou-se na Câmara Municipal de Vereadores de São Borja, reunião para dar prosseguimento às discussões sobre o asfaltamento da BR 472, no trecho entre os municípios de São Borja e Porto Xavier.

A reunião foi organizada pelo Vereador Roque Feltrin, do PDT, e pelo Deputado Cassiá Carpes, da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa do RS, e teve presença dos Prefeitos e vereadores dos municípios de São Borja, Pirapó, Porto Xavier, Roque Gonzales, Garruchos, Itaqui, XVI de Novembro e São Nicolau e Santo Antônio das Missões, além de representantes de entidades representativas de São Borja e outros municípios.

A reunião teve como objetivo ouvir os Prefeitos e Vereadores e demais lideranças a fim de estabelecer estratégias de ação sobre esta importante obra para a região. O Prefeito de Garruchos, João Carlos Scotto, salientou que “o Município de Garruchos, ainda não tem acesso asfáltico, se beneficiaria e muito com a obra”. Ficou estabelecido que a discussão prosseguirá devendo ser buscado o apoio das associações regionais dos municípios para posterior encaminhamento aos organismos federais, a fim de que referida obra seja incluída como acessória e indispensável à construção e desenvolvimento da usina de Garabi. Para o vice-prefeito Jeferson Olea, “esta obra vai possibilitar alavancar o desenvolvimento da região, beneficiando 70 municípios da Fronteira Oeste, Missões, Grande Santa Rosa e Alto Uruguai, dando a todos acesso à futura usina de Garabi”

Redação: Mirelli Lersch
Imagem: Assessoria CMVSB



quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Prefeitos da Fronteira Oeste e das Missões são convidados a participar de reunião que debaterá BR 472

No dia 26 de agosto, as 14hs, acontecerá na Câmara Municipal de Vereadores de São Borja, reunião para dar continuidade as discussões envolvendo a BR 472. Já foi realizada, no dia 15 de julho deste ano, uma audiência pública, através da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa, para discutir o assunto com a comunidade são-borjense, onde se fizeram presentes autoridades federais, estaduais e municipais. Agora, a reunião visa abranger os prefeitos, vereadores e demais autoridades de todas as cidades que serão atingidas pelo asfaltamento do trecho entre São Borja e Porto Xavier. Entre os municípios convidados para a reunião estão; Garruchos, São Nicolau, Porto Xavier, Itaqui, Uruguaiana, Barra do Quaraí, Santo Antônio, São Luiz Gonzaga e XV de Novembro.

Em São Borja, o vereador Roque Feltrin (PDT), está a frente dos debates para o asfaltamento da BR entre São Borja e Garruchos. Segundo o vereador, o trecho de chão batido, dificulta o transporte da safra agrícola municipal e da região, dependendo do destino da carga. O parlamentar destacou que considera indispensável o asfaltamento dessa parte da rodovia para que o município possa também usufruir dos benefícios que serão trazidos pela Hidrelétrica de Garabi.

“O asfaltamento da BR 472 representa o encurtamento de distâncias, além de se tratar de uma obra estratégica de Infraestrutura para os municípios da Fronteira Oeste e das Missões. A realização dessa obra irá concretizar uma rodovia de integração regional, uma rota turística importante e uma alternativa de desenvolvimento para o estado e a região”, concluiu Feltrin.

Redação: Assessoria CMVSB

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Vereador Roque Feltrin vistoria obras no Município

Acompanhado do Secretário de Planejamento, Orçamento e Projetos do Município, Leo Tatsch o Vereador Roque Feltrin, do PDT, esteve na manhã desta quarta-feira vistoriando as obras de manutenção que estão sendo realizadas no centro da cidade para recuperação do asfalto.

O vereador Feltrin e o Secretário Leo estiveram percorrendo o trecho em manutenção na Rua Olinto Aramy Silva. Para Feltrin “estas obras beneficiam tanto os condutores quanto os pedestres, sendo de extrema importância para a conservação das ruas de nosso Município”.

Redação: Mirelli Lersch

Imagens: Eduardo Rocha

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Vereador Feltrin apresenta relatório do seu trabalho ao PDT

O vereador Roque Feltrin atendendo pedido da Executiva do PDT, apresentou na última sexta-feira, 05, relatório de suas atividades como parlamentar em São Borja, destacando algumas leis de sua autoria como a Lei da Ficha Limpa Municipal, Lei que garante direito aos obesos, lei que regula a utilização de sacolas plásticas no comércio entre outras. Também salientou várias indicações, com destaque para a realização de exames nos ESFs e prioridade no atendimento a gestantes.Outro destaque foi sua atuação em favor das comunidades rurais, em especial a agricultura familiar.

Na oportunidade presenciaram, além da executiva do partido, membros do diretório os quais tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais do trabalho do vereador, cuja apresentação repercutiu entre os presentes, constituindo-se em algo inédito o que deverá ser seguido pelos demais vereadores.

Redação: Mirelli Lersch
Imagens: Mirelli Lersch



sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Vereador Feltrin se reúne com Secretário de Segurança Pública e Moto-Taxistas

O vereador Roque Feltrin esteve reunido na manhã desta quinta-feira, 04, na Câmara de Vereadores, a pedido do presidente da Associação do Moto-Taxistas de São Borja, Wilmo Machado Gonçalves, com o Secretário de Segurança Pública e Trânsito, Elcio Carvalho, para sanar algumas dúvidas referentes ao curso de qualificação exigido para o exercício da atividade de moto-taxista.

O questionamento dos moto-taxistas era quanto a forma de seleção dos que receberão o alvará para exercer a atividade no Município e referente aos custos e local do curso de aperfeiçoamento e a busca de auxílio para diminuir o valor do curso.

Por sugestão do Vereador Feltrin, foi elaborado documento para assinatura dos moto-taxistas, que será entregue ao Prefeito Municipal solicitando que a comprovação de conclusão do curso de aperfeiçoamento seja exigida somente no momento da expedição do alvará autorizativo da profissão.

Redação: Mirelli Lersch
Imagens: Assessoria da CMVSB



quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Vereador Feltrin quer que São Borja seja incluída no monitoramento do CEMADEM

Foi protocolado esta semana, uma indicação de autoria do Vereador Roque Feltrin -PDT, ao Poder Executivo onde sugere que a Administração Municipal encaminhe expediente ao Ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, solicitando informações quanto os critérios definidos para a seleção das 25 cidades a serem abrangidas pelo Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEM). Além disso, requeira junto ao mesmo Ministério a inclusão de São Borja entre as cidades a serem monitoradas pelo Centro.

Extremidades climáticas são cada vez mais frequentes e com mais vítimas em nosso país. A falta de conservação e de cuidados com os recursos naturais do nosso planeta são as principais causas desses distintos estados de clima. O município de São Borja localiza-se na parte oeste do Estado do Rio Grande do Sul, região fisiográfica das Missões, na fronteira do Brasil com a Argentina, tendo sua base econômica na agropecuária, atividade dependente da condição climática e que, independente do porte do produtor, arcam com sérios prejuízos econômicos em função das oscilações das condições dos fatores climáticos.

Para o vereador Feltrin “a possibilidade de ter São Borja entre as cidades monitoradas pelo CEMADEN pode representar para o Município, bem como para a região, a possibilidade de planejar ações de controle sobre as severidades ambientais que, de algum modo produzem prejuízos de toda ordem”.

Redação: Mirelli Lersch

Dida é homenageado pela Câmara de Vereadores

A Câmara Municipal de Vereadores realizou na terça-feira, 02 de agosto, uma sessão especial em homenagem ao fotógrafo Dilhermano Messa, pelos relevantes serviços prestados à história de São Borja, registrando-a através da fotografia. A homenagem, proposta pelo vereador Roque Feltrin (PDT), teve como objetivo valorizar o grande trabalho histórico realizado por este profissional, que completa no mês de agosto 30 anos de carreira, registrando a história através de imagens.

Feltrin destaca que Dida, como é carinhosamente conhecido, tem a história de São Borja registrada em fotografias, pois o fotógrafo fez uma recuperação histórica de São Borja, através de fotos, tendo hoje em seu acervo fotográfico, imagens que remontam os primórdios da cidade. Dida tem mostrado seu trabalho através da coluna “Cidade no Jornal”, do jornal Folha de São Borja, além de expor o seu trabalho em várias mostras gratuitas.

Durante a cerimônia, na presença de amigos e familiares, Dida agradeceu ao Legislativo pela homenagem e dedicou-a a sua mãe, Norberta Messa. Na solenidade, os vereadores tiveram a oportunidade de manifestar a admiração e o respeito pelo importante trabalho realizado pelo fotógrafo.

“Ao longo dos últimos 30 anos, Dida vem realizando um trabalho exemplar. Através de sua câmera estão eternizadas milhares de fotografias que relatam o cotidiano da vida em nosso município, a história de nossa terra, os grandes acontecimentos, a evolução e o progresso, momentos alegres, bem como outros instantes nem tão felizes, mas que estão registrados como alertas para que possamos observar e corrigir o nosso rumo. Por essas razões é que entendemos ser justa essa homenagem a esse mágico da fotografia que eterniza o hoje para gerações futuras”, concluiu Feltrin.

Redação: Assessoria CMVSB
Imagens: Mirelli Lersch




quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Subcomissão de saúde da Câmara se reúne com representantes do Hospital Ivan Goulart


No dia 01 de agosto, foi realizada através da subcomissão de saúde da Câmara de Vereadores, uma reunião para debater questões referentes a saúde pública do município. Estiveram presentes no encontro os integrantes da subcomissão de saúde, vereadores Jeovane Contreira, Farelo Almeida e Eugênio Dutra, mais os vereadores Roque Feltrin, Valério Cassafuz, André Dubal e João Carlos Reolon, além de representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde, Neuza Rambo e Pedro Salaberry, o provedor do Hospital Infantil Ivan Goulart, Sérgio Seitenfus e o administrador do hospital, Marcelo Borges.

A finalidade da reunião, proposta pelo presidente da subcomissão, vereador Jeovane Contreira, era de ouvir os representantes do hospital e da Secretaria de Saúde, porém em virtude de laudo médico do Secretário de Saúde Jeferson Homrich só foi possível ouvir os representantes do Hospital Ivan Goulart. Na oportunidade, os vereadores expressaram suas preocupações quanto ao rumo que a saúde vêm tomando em São Borja e também quanto ao tom das discussões entre o hospital e a Prefeitura Municipal. O ponto principal de debate na reunião foi a possibilidade de descredenciamento da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e do pronto socorro do hospital, do Sistema Único de Saúde (SUS).

Sobre alguns comentários que haviam surgido na cidade, o provedor do hospital, Sérgio Seitenfus, deixou claro que não há política partidária dentro da instituição e que a exposição dos problemas do hospital nos meios de comunicação, foi uma determinação da diretoria da instituição e não é ataque a nenhum político ou pessoa pública, ou seja, não tem qualquer conotação de caráter particular ou de política partidária, e que é sim, uma necessidade do hospital de mostrar à comunidade a difícil situação financeira pela qual está passando. Seitenfus também explicou que com o fechamento do hospital São Francisco em 2004, houve uma incorporação dos serviços e também da dívida do instinto estabelecimento de saúde, ao Hospital Infantil, o que agravou a crise financeira da instituição.

Os representantes do hospital esclareceram que a instituição possui atualmente uma dívida de 15 milhões, sendo que apenas com a UTI são 112 mil reais mensais de prejuízo e com o pronto atendimento mais 48 mil, o que acumula um deficit de 160 mil reais mensais. Para minimizar os problemas, uma das medidas propostas pelo hospital é de que o Poder Executivo pague um valor maior pelos atendimentos realizados no pronto socorro. Hoje, o hospital atende aproximadamente 5430 pessoas no pronto atendimento e a Prefeitura paga 21 reais por cada paciente atendido; o hospital propõe um reajuste nesse valor e que o Executivo passe a pagar 32 reais pelos atendimentos. Foi relatado pelos dirigentes do hospital que se não houver o auxílio do poder público municipal, em 15 dias, poderá haver o fechamento da UTI, pois segundo eles, não há mais como prolongar o problema, já que a dívida não pode mais ser suportada pelo Hospital.

Durante a reunião, tanto o hospital quanto o Poder Legislativo concordaram que o descredenciamento da UTI do SUS acarretaria danos muito graves a população de São Borja e colocaria a vida de milhares de pessoas que dependem do SUS em risco, levando em consideração que a UTI mais próxima de São Borja fica a 120km de distância, ou seja, muito longe para pacientes que correm risco de vida e necessitam do atendimento com urgência.

No encontro, também foram debatidas a cobrança de estacionamento no hospital e a resolutividade dos PSF's, sendo que foi definido que a direção do Ivan Goulart oficializará uma proposta para administrar os PSF's e fará uma nova proposta de valores de todos os seus serviços, contando com o apoio dos vereadores e da Prefeitura, pois somente desta forma poderá amenizar os seus prejuízos e continuar a atender a população de São Borja e região. A sub-comissão de saúde da câmara pretende na quarta-feira reunir-se como secretário da saúde, Jeferson Homrich e saber dele qual a possibilidade no atendimento das reivindicações da administração da fundação Ivan Goulart. Também ficou acertado que na próxima quinta-feira, 04/08, será realizada uma nova reunião na Câmara de Vereadores entre o Executivo, o Legislativo e o hospital para finalmente anunciar uma decisão que possa ou não impedir o descredenciamento do atendimento pelo SUS e o fechamento da UTI.

O vereador Jeovane Contreira destacou que o Legislativo intermediará as negociações entre o Executivo e o Hospital, a fim de que se chegue em uma proposta que beneficie ambas as partes e principalmente a população são-borjense.

Redação: Assessoria CMVSB
Imagem: Assessoria CMVSB

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Fotógrafo colunista da Folha de São Borja será homenageado pela Câmara de Vereadores

A Câmara Municipal de Vereadores realizará na próxima terça-feira, 02 de agosto, às 15hs, uma sessão especial em homenagem ao fotógrafo Dilhermano Messa, pelos relevantes serviços prestados à história de São Borja, registrando-a através da fotografia. A homenagem, proposta pelo vereador Roque Feltrin (PDT), tem como objetivo valorizar o grande trabalho histórico realizado por este profissional, que completa no mês de agosto 30 anos de carreira, registrando a história através de imagens.

Feltrin destaca que Dida, como é carinhosamente conhecido, tem a história de São Borja registrada em fotografias, pois o fotógrafo fez uma recuperação histórica de São Borja, através de fotos, tendo hoje em seu acervo fotográfico, imagens que remontam os primórdios da cidade. Dida tem mostrado seu trabalho através da coluna “Cidade no Jornal”, do jornal Folha de São Borja, além de expor o seu trabalho em várias mostras gratuitas.

“Ao longo dos últimos 30 anos, Dida vem realizando um trabalho exemplar. Através de sua câmera estão eternizadas milhares de fotografias que relatam o cotidiano da vida em nosso município, a história de nossa terra, os grandes acontecimentos, a evolução e o progresso, momentos alegres, bem como outros instantes nem tão felizes, mas que estão registrados como alertas para que possamos observar e corrigir o nosso rumo. Por essas razões é que entendemos ser justa essa homenagem a esse mágico da fotografia que eterniza o hoje para gerações futuras”, concluiu Feltrin.

Redação: Assessoria CMVSB

17ª SEMANA INTERAMERICANA DA ÁGUA, 10ª SEMANA ESTADUAL DA ÁGUA E 1ª SEMANA MUNICIPAL DA ÁGUA