sexta-feira, 20 de julho de 2012

Paralisação na Ponte Internacional preocupa Vereador Feltrin

Foi encaminhado nesta sexta-feira, 20 de julho, um ofício a sede em Uruguaiana da Procuradoria da República, de autoria do Vereador Roque Feltrin, do PDT, pedindo providência ao Ministério Público em relação a a interrupção total dos serviços aduaneiros da Ponte Internacional. Devido a paralisação e greve dos fiscais da Receita Federal, estão havendo diversos prejuízos aos motoristas e aos escritórios de despachos, havendo inclusive, empresas que já chegam a 30% o percentual de demissões de pessoal. Além disso, há cerca de 750 (setecentos e cinquenta) caminhões parados, alguns, inclusive, com cargas perecíveis parados durante vários dias à espera de liberação para seguir viagem, pondo em risco a qualidade dos produtos. Tudo isso gerá reflexo negativo à economia do município, razão pela qual é urgente o retorno às atividades aduaneiras.

No documento, Feltrin explica a situação e solicita ao Ministério Público as providências necessárias, restabelecendo as condições de funcionamento da Ponte Internacional, a fim de se evitar os prejuízos causados à comunidade são-borjense. 

Redação: Mirelli Lersch

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Feltrin propõe homenagem aos 20 anos do PGQP

No dia 26 de julho de 2012, a Câmara de Vereadores de São Borja deverá realizar uma homenagem aos 20 anos do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade - PGQP, através de requerimento de autoria do Vereador Roque Feltrin, do PDT. De acordo com o PGQP, em São Borja, durante os 20 anos de atuação do Programa, 22 (vinte e duas) empresas realizam avaliação de gestão de acordo com as normas do Programa, e destas, 07 (sete) empresas já conquistaram premiação nos diversas níveis. 

Para Feltrin “dezenas de empresas, ao longo desses anos, vêm participando de suas edições, alcançando premiações em todas as categorias, as quais merecem ser reconhecidas por essa Casa pela importância e contribuição no processo de aprimoramento e desenvolvimento de nossa Terra, principalmente pela qualidade dos serviços que estes prestam a comunidade são-borjense”. 

Redação: Mirelli Lersch

Feltrin solicita auxílio as MPEs

Foi protocolado nesta semana uma Moção de Apelo, de autoria do Vereador Roque Feltrin, do PDT, que será enviada ao Governador do Estado, Tarso Genro e aos Líderes de Partidos com assento na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, para que atendam a solicitação da FECOMERCIO – Federação do Comércio de Bens, Serviço e Turismo, da FIERGS - Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, da FEDERASUL - Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul e da FCDL - Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul, e restabeleçam condições favoráveis garantidas às micro e pequenas empresas enquadradas no Simples Nacional, em especial que cumpra o artigo 179, da Constituição Federal, que estabelece que “A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios dispensarão às microempresas e às empresas de pequeno porte, assim definidas em lei, tratamento jurídico diferenciado, visando a incentivá-las pela simplificação de suas obrigações administrativas, tributárias, previdenciárias e creditícias, ou pela eliminação ou redução destas por meio de lei”.

 “O Estado do Rio Grande do Sul conta com aproximadamente 602 mil Micro e Pequenas Empresas – MPEs, as quais são responsáveis pela geração de 84% dos empregos diretos. Mesmo assim essas empresas sofrem com os reveses da economia o que faz que 27% dessas empresas tenham a declaração de sua morte até os 2 anos de funcionamento. Diante desta situação, é necessário que os nossos representantes maiores auxiliem no processo de fortalecimento das MPES”, destaca Feltrin.

Redação: Mirelli Lersch

Projeto de Lei aprovado atende indicação do Vereador Feltrin

O Projeto de Lei nº 098/2012, do Poder Executivo, foi aprovado por unanimidade na Sessão Ordinária desta terça-feira, 26 de junho, pelo Vereadores na Câmara de São Borja. Trata-se da criação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil – COMDEC e o Fundo Municipal para Defesa Civil, que será o órgão responsável pela organização das atividades de defesa civil do Município.

 Com esta aprovação, mais uma indicação do Vereador Roque Feltrin foi atendida. Em outubro de 2010, Feltrin solicitou a criação de um órgão que pudesse proceder estudos necessários para enfrentar catástrofes naturais. “Acontecimentos naturais que não faziam parte da rotina da região estão se tornando de constância periódica. E isso vem acarretando prejuízos significativos para o Município, por isso, havia a necessidade de se criar este órgão”, destaca Feltrin. 

Redação: Mirelli Lersch

Discurso de Feltrin durante Sessão em Homenagem a Brizola é elogiado



No dia 21 de abril fez 08 anos do falecimento do Trabalhista Leonel Brizola, e a Câmara de Vereadores prestou uma homenagem. O Vereador Roque Feltrin, do PDT, fez o discurso representando a Bancada do PDT na Casa. “...Podia-se discordar de suas ideias, de seus posicionamentos e do modo como comandava, mas ninguém, jamais, desconhece sua honestidade, sua lealdade e seu amor pelo Brasil. E olha que ele foi investigado. E como foi! Mas não encontram uma vírgula sequer para corrigir em sua conduta ética e moral para com o patrimônio público...”, destacou Feltrin. 

Logo após o termino da Sessão, Feltrin recebeu cumprimentos de diversas pessoas elogiando o seu discurso. Para Wolmar Castilhos Sebastião, advogado do Rio de Janeiro, que veio a São Borja especialmente para prestigiar a Sessão “foi uma grata satisfação ouvir este discurso, em memória a Leonel Brizola. Já participei de várias homenagem, e poucos trataram a memória de Brizola com justiça e clara evidência. Não imaginava ouvir um discurso com expressões tão justas em favor do trabalho e do legado deixado por Brizola”. 

Redação: Mirelli Lersch
Imagem: Mirelli Lersch



Vereador Feltrin entrega ofício ao Ministro do Trabalho

Nesta quinta-feira, 21, o Vereador Roque Feltrin, do PDT, entregou ofício ao Ministro do Trabalho, Carlos Daudt Brizola solicitando providências em relação a Sede do Ministério em São Borja. A repartição no Município conta hoje com apenas um funcionário, que está prestes a se aposentar, além disso, o local onde funciona a Sede é alugado, em condições precárias e afastado do centro da cidade. 

Feltrin solicitou em seu ofício que sejam destinados funcionários para trabalhar no Ministério em São Borja, e também, que seja construído ou alugado um local em condições melhores para facilitar o acesso e o atendimento à população. “O Município corre o risco de ficar sem o serviço que lhe é proporcionado, podendo a comunidade ter que recorrer a cidades vizinhas para adquirir a sua carteira de trabalho. A situação será agravada, em breve, com o início das Operações para construção da Barragem de Garabi, no vizinho município de Garruchos, que atrairá mais de 8 mil trabalhadores e São Borja será sede para todas as operações, inclusive nas relações empregatícias”, conclui o Vereador. 

Redação: Mirelli Lersch
Imagem: Mirelli Lersch


17ª SEMANA INTERAMERICANA DA ÁGUA, 10ª SEMANA ESTADUAL DA ÁGUA E 1ª SEMANA MUNICIPAL DA ÁGUA