segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Vereador Roque Feltrin elabora vários Projetos, Requerimentos e Pedidos de Providência durante o recesso parlamentar

Durante o recesso parlamentar do início do ano, na Câmara de Vereadores, o vereador Roque Feltrin (PDT), não tirou férias e seguiu trabalhando normalmente. Nesse período Feltrin atendeu a dezenas de pessoas diariamente em seu gabinete e elaborou diversos projetos, requerimentos e indicações em várias áreas.
Entre os requerimentos feitos pelo vereador no período de férias, um trata sobre a utilização do recurso livre de R$ 50.000,00 da Secretaria de Desenvolvimento Rural, para a abertura de poços artesianos de acordo com os projetos já existentes.
“Certamente que o valor não é suficiente para as demandas, porém, entendemos que, se está contemplado no orçamento municipal verba para perfuração desses poços, é de se aplicar este na medida do possível, sem com isso, deixar de buscar os demais meios administrativos para contemplar as demais comunidades que também necessitam dessas obras”, explica Feltrin.
Outro requerimento elaborado pelo vereador, requer a realização de Sessão Solene para a prestação de homenagem aos fundadores e participantes do Festival da Barranca, alusiva aos seus 40 anos de existência.
Em mais um requerimento relevante Feltrin pede ao Coordenador Operacional de São Borja, Cristiano Machado Pires, informações sobre as constantes quedas de energia no Município, e o que está planejado para solucionar os problemas a curto e médio prazo.
“Neste ano de 2011 já ocorreu a falta de energia em parcela considerável do município mais de uma vez e de modo generalizado na área urbana. Além disso, ainda é relatado por consumidores que as oscilações frequentes estão produzindo danos materiais, com perdas de equipamentos, além dos desconfortos e insegurança. Assim, diante das situações vivenciadas pela comunidade e que envolvem o assunto energia elétrica, é necessário que os responsáveis pelo serviço ofereçam à seus consumidores o que é de necessidade e de acordo com o que lhe é tarifado”, salienta Feltrin.
Outro tema que mereceu a atenção e consequentemente a elaboração de um requerimento por parte do vereador foi a realização de ações de solução para as ocorrências de alagamentos em diversos pontos da cidade, entre eles Rua Alberto Benevenuto e Joaquim Nabuco; José de Alencar, entre Joaquim Nabuco e Saldanha Marinho; Joaquim Nabuco, com Tristão de Araújo Nóbrega e Mário Cortez se estendendo até a Itajai; Duque de Caxias na extensão do Jóquei Clube; Santos Dumont até a Duque da Caxias .
Feltrin também produziu pedidos de providências, entre eles, um pede que a Prefeitura determine ao setor competente que agilize os procedimentos para o acesso dos agricultores familiares locais no processo de aquisição de alimentos para as escolas estaduais.
“Esse pedido é motivado pela oportunidade que está sendo oferecida aos agricultores familiares de fornecer alimentos para as escolas estaduais e que, segundo resposta da 35ª CRE, está sendo desperdiçada, o que, em nosso entendimento, não é aceitável. É totalmente possível os pequenos produtores já estarem fornecendo os alimentos e se beneficiando da transação. Os números são significativos, o valor mensal recebido totaliza valores aproximados de R$ 500.000,00 que estariam fortalecendo a renda no campo e, por consequência, inferindo entrada de recursos na economia do Município como um todo”, enfatiza o vereador.
Um segundo pedido de providência do vereador, requer que a Prefeitura agilize os procedimentos para a implantação do gabonte dentário no prédio da Escola desativada Augusta Molina Weber, na localidade de Mercedes. Feltrin informa que esse pedido é motivado pela manifestação de moradores que reiteraram a necessidade de receber os serviços de tratamento dentário na localidade em que vivem.
O vereador também aproveitou o recesso parlamentar para elaborar uma indicação ao Prefeito para que sejam procedidas as medidas para que se cumpra a Lei n° 4.053, de 19 de junho de 2009, no que se refere a entrega de cargas de material inerte aos oleiros.
“Na produção de tijolos de cancha, o oleiro vem de maneira costumaz usando os recursos naturais que se encontram de modo mais fácil e com isso, causando danos ambientais de difícil recuperação. Sugerimos que sejam solucionados os problemas de forma conjunta, como por exemplo de estrutura urbana associado com o fornecimento de material para os oleiros”, conclui Feltrin.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

CFOPFC analisa Relatório de Gestão Fiscal da Prefeitura


A audiência Pública para apresentação do Relatório de Gestão Fiscal – RGF, da Prefeitura Municipal de São Borja do 3º quadrimestre de 2010 ocorreu nesta terça-feira, 22 de fevereiro, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores.
A sessão foi dirigida pelo Vereador Roque Feltrin, do PDT, que é o presidente da Comissão de Finanças, Orçamento, Planejamento, Fiscalização e Controle, que tem por objetivo fiscalizar o cumprimento das metas fiscais do Município. De acordo com o Vereador, a audiência foi importante pois obedeceu o art. 4 da Lei de Responsabilidade Fiscal. O artigo tem por finalidade, entre outras questões, propiciar o equilíbrio entre receitas e despesas do Município.
Redação: Mirelli Lersch
Foto: Assessoria de Comunicação CMVSB

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Vereador pede melhorias para as vias transitórias do Distrito de Nhũ-Porã

Vereador pede melhorias para as vias transitórias do Distrito de Nhũ-Porã

Nesta terça-feira, 22, o Vereador Roque Feltrin, encaminhou ao Poder Público Municipal, uma solicitação para a realização de um mutirão de limpeza e conservação das vias públicas do Distrito de Nhú-Porã, a aproximadamente a 26 km do Município de São Borja, onde a capina, limpeza de valas, roçada, varrição, coleta de lixo, patrolamento e compactação das vias transitórias estão entre as ações reivindicadas. Segundo queixas de moradores, as estradas estão em má conservação e a limpeza do local está em péssimas condições. Segundo o vereador, essa atividade vai promover, aos moradores de Nhú-Porã, um grande benefício, já que o trabalho vai atender as necessidades das pessoas que residem daquela região e servir como prevenção a possíveis acidentes de trânsito.
Redação:Mirelli Lersch

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Mutirão de limpeza para diversos bairros é solicitado pelo Vereador Roque Feltrin


O vereador Roque Feltrin, do PDT, solicitou nesta segunda-feira, 21, ao Poder Público Municipal que seja realizado um mutirão de limpeza pública nos Bairros Itacherê, Porto do Angico, Promorar I, Vila da Praia e Vila Santa Rosa. Entre as atividades requeridas estão a limpeza de valas de esgoto, poda de árvores, roçagem, varrição, coleta de lixo e entulhos.

O trabalho tem por objetivo contribuir para melhorias na qualidade de vida dos moradores dos bairros citados. A má conservação observada nos espaços públicos destes bairros exige a necessidade de realização do mutirão. De acordo com o Vereador Feltrin o trabalho é importante pois irá contribuir de forma preventiva as questões relacionadas à saúde pública e o bem estar dos são-borjenses residentes destes bairros.

Redação: Mirelli Lersch

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

ROQUE FELTRIN SUGERE LICITAÇÃO PARA SERVIÇOS DE LIMPEZA PÚBLICA

O vereador Roque Feltrin (PDT) apresentou, dia 11 de fevereiro, uma proposta para que os serviços de limpeza pública sejam licitados separadamente do edital de serviço da coleta de lixo, visto que atualmente as funções são realizadas por uma única empresa terceirizada.

A proposta tem como finalidade permitir com que empresas de pequeno porte possam participar do processo licitatório para a contratação de serviços como capina, roçada, poda de árvores e varrição de ruas. De acordo com Feltrin, esse procedimento colaborará para aumentar a economia de São Borja, prestigiando empresas locais que são fontes geradoras de emprego.

A indicação após aprovada pelos vereadores seguirá para a análise do poder executivo municipal.

Redação: Caroline Rossasi

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

VEREADOR FELTRIN PEDE EXPLICAÇÕES SOBRE AS OSCILAÇÕES NO FORNECIMENTO DE ENERGIA

As frequentes interrupções no fornecimento de energia elétrica ocorrido nos últimos dias levaram o vereador Roque Feltrin – PDT, a encaminhar requerimento à AES SUL, solicitando que a empresa explique a situação. Para o Vereador, a dependência da energia elétrica para o desenvolvimento das atividades produtivas, assim como para o dia a dia da comunidade não suportam mais as oscilações no fornecimento, sendo necessário de modo urgente que a concessionária atenda às necessidades dos consumidores e garanta a segurança no fornecimento do serviço. No ano passado, na Câmara de Vereadores, a Aes Sul esteve várias vezes para discutir a mesma situação. Para o vereador, o consumidor precisa ter atendida suas necessidades de acordo com suas necessidades e as constantes interrupções, especialmente no verão, causam inúmeros transtornos ao comércio e população em geral. A sociedade consumidora precisa de respostas objetivas e em curto prazo para os problemas que enfrentam decorrentes da situação relacionada ao fornecimento de energia elétrica”, conclui o Vereador.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

SERVIÇO DE UTILIDADE PÚBLICA

A partir do próximo dia 14 de fevereiro, serão gratuitos os medicamentos para diabetes e hipertensão oferecidos pelo programa Aqui Tem Farmácia Popular. Para se adquirir o medicamento gratuito pelo programa, é necessária a apresentação de receita médica.

Segundo o Ministério da Saúde, para se ter acesso aos remédios gratuitos, é preciso apresentar, em uma farmácia conveniada, o CPF, um documento com foto e a receita médica, seja de médico da rede pública, seja de médico particular.

Não há, de acordo com o ministério, uma lista específica de medicamentos que podem ser retirados de graça nas farmácias. O paciente precisa verificar se a drogaria fornece o remédio prescrito pelo médico. O atendimento dependerá da disponibilidade do medicamento na farmácia.


Fonte: Portal de Notícias G1 - Globo.com
Endereço Eletrônico: http://g1.globo.com/politica/noticia/2011/02/governo-anuncia-remedios-gratuitos-para-hipertensao-e-diabetes.html

17ª SEMANA INTERAMERICANA DA ÁGUA, 10ª SEMANA ESTADUAL DA ÁGUA E 1ª SEMANA MUNICIPAL DA ÁGUA